“Caminhos de Água” em Ferreira do Zêzere com Salvador Sobral (c/ vídeos)

Concerto do vencedor do Festival Eurovisão 2017 foi anunciado nas Marchas Populares pelo Vereador Hélio Antunes

0 140

Ferreira do Zêzere recebe mais uma edição do programa “Caminhos da Água”, que decorre de 13 a 15 de julho com diversos concertos, como o de Salvador Sobral e espetáculos e atividades programados para a gruta da Avecasta e nas praias fluviais Bairrada / Bairradinha e Lago Azul.

Os “Caminhos de Água”, organizados pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e segunda etapa do projeto Caminhos, começam no dia 13, pelas 10h30, com os percursos em Avecasta, orientados por Ana Bento e que vão levar os participantes a diversos pontos da aldeia, como o moinho e a gruta, sendo que para este primeiro dia, a lotação está já esgotada.

Às 18h00, na Praia da Bairrada, em Ferreira do Zêzere, será a vez dos Les Saint Armand, um grupo que têm nome francês, mas cantam em português. Assim celebram a vida. Falam de amor e da vontade. Da razão e da loucura. A sua música tem um carácter próprio já marcado por quase dez anos de existência. Em constante mutação e maturação, lançaram em 2014 o seu primeiro álbum oficial “Nó”.

No dia 14, sábado, retomam os percursos em Avecasta, pelas 10h30 e repetem pelas 18h00, sendo que já existem poucas vagas.

Às 21h30, será a vez da Praça Dias Ferreira receber o espetáculo de circo contemporâneo Distans, da companhia  Vol’e temps, proveniente da Andaluzia e que nasceu em 2012, pela mão da francesa Sara Ortiz e do catalão Albert Moncunill, depois de anos de formação especializada na Escuela de Circo y Teatro de Granada (CAU).

De 2012 a 2014 a companhia fez várias residências criativas até o seu primeiro espetáculo, Mundos de Papel, sob a direção de Anthony Mathieu, que estreou em junho de 2014 no Circada Festival (Sevilha), tendo sido vencedor de vários prémios de renome.

Em 2016 a companhia apresentou a peça Bert y Yo e no ano seguinte começaram a produção de um novo espetáculo, contando com uma equipa profissional com muita experiência no mundo do circo e criação teatral da Andaluzia.

Numa primeira fase, começaram o trabalho de atuação com Antonio J. Gómez (El Gran Dimitri), para depois completar a criação sob a direção artística e dramaturgia da Lapso Producciones, com música original de Daniel Maldonado “Sam” e um poderoso palco montado por Carlos Monzón.

DistanS, a obra que vai ser apresentada em Ferreira do Zêzere, nasceu em maio de 2018 e é um espetáculo de teatro-circo com linguagem poética e grande beleza e sensibilidade.

A Vol’e Temps é uma companhia em contínuo processo de pesquisa e renovação, com grande preocupação pelo crescimento artístico e empresarial, que visa trabalhar o circo com uma linguagem viva e atual.

No dia 15, os Caminhos regressam pelas 10h30, com mais um percurso em Avecasta, estando igualmente as inscrições praticamente esgotadas.

Pelas 11h30, na Praia da Castanheira (Lago Azul), vai receber o teatro de rua EZ SUB, apresentado pelo Projeto EZ e que segundo a sua apresentação, constroem ideias “impossíveis”…

O início do Projeto EZ deu-se em 2012 e os autores decidiram que com “loucura, engenho e muita EstupideZ”, iríam construir ideias impossíveis.

E com um estilo assumidamente artesanal, constroem e dão vida a máquinas de cena únicas que proporcionam a todos, quer interatuando diretamente, quer unicamente observando, um experiência única. Garantidamente, afirmam que todos serão melhores após a sua passagem.

Com um carácter interventivo, assumem um estilo de animação teatral itinerante como base do projeto. A autonomia artística na hora de apresentarem as suas criações é crucial para aumentarem o leque de possibilidades de espaços não convencionais onde possam partilhar com todos o amor e felicidade que tanto os caracterizam.

Quer seja com os pés bem assentes na terra e a imaginação a voar bem alto ou a boca sedenta de novas aventuras e no coração a arderem novas ideias, continuarão a explorar um caminho louco em direção à felicidade!

No dia 15 à noite, pelas 21h30, o Centro Cultural de Ferreira do Zêzere recebe o projeto Alexander Search, Alexander Search é o nome o grupo formado por Salvador Sobral com Júlio Resende – o pianista e compositor que ajudou Salvador na produção de Excuse Me, o seu álbum de estreia editado em 2016, com mais três músicos.

Neste projecto Júlio Resende pegou em parte de letras da autoria de Alexander Search um dos heterónimos de Fernando Pessoa, e compôs temas como “A Day of Sun”.

A poesia que Fernando Pessoa lançou em inglês, sob o heterónimo Alexander Search, serve assim agora de base ao novo projecto de rock electrónico de Salvador Sobral.

Mas quem foi Alexander Search – o heterónimo de Fernando Pessoa que deu nome a este projecto do vencedor do festival da canção?

A 20 de Janeiro de 1896, com 8 anos, Fernando Pessoa partiu, de Lisboa, para Durban, na Africa do Sul, onde viveu com a mãe e o padrasto até 1905. Em Durban, frequentou a instrução primária na escola de freiras irlandesas da West Street e completou, em apenas dois anos, quatro de escolaridade!

Em 1899, com 11 anos, Fernando Pessoa entrou para o Liceu de Durban, onde estudou durante três anos e se tornou um dos melhores alunos da turma.

Esse foi o ano em que criou o heterónimo Alexander Search, através do qual enviava cartas a si mesmo e escrevia poemas em inglês e português como ” A Day in the Sun” que agora podemos ouvir na voz de Salvador Sobral.

Alexander Search não seria o primeiro nem, como é sabido, o último dos heterónimos criados por Fernando Pessoa que chegou a criar outro Search, um irmão deste, ao qual deu o nome de Charles James Search.

Para ouvir Salvador Sobral, os lugares são limitados à lotação do Centro Cultural, devendo os bilhetes gratuitos serem adquiridos no Posto de Turismo de Ferreira do Zêzere, durante o horário de funcionamento.

“Caminhos de Água” em Ferreira do Zêzere com Salvador Sobral

Pretende divulgar um evento da sua localidade ou associação?

Na OvoTV pode fazê-lo GRATUITAMENTE, não tendo de pagar para divulgarmos o seu evento, desde que o mesmo decorra no concelho de Ferreira do Zêzere.

Para enviar informação sobre o evento, por favor, contacte-nos

Quer receber as nossas notícias no seu email?
Assine para receber as últimas notícias publicadas na OvoTV
Pode cancelar os emails a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.