Campanha de Escavação na Gruta de Avecasta

0
50
Campanha de Escavação na Gruta de Avecasta

Na Gruta de Avecasta, em Areias e Pias, está a decorrer uma campanha de escavação promovida pela Associação Double U Replay, com apoio do Centro Transdisciplinar das Arqueologias do Instituto Politécnico de Tomar e Município de Ferreira do Zêzere.

A Gruta da Avecasta é um gigantesco vazio ovoide (talvez originalmente uma bolsa de sal) que foi colmatado por dezenas de metros de cascalheiras e argilas.

Durante a última Idade do Gelo, talvez há cem mil anos, o tecto ruiu pontualmente numa espécie de lanterna ou chaminé; Hoje essa cicatriz é a dolina por onde se acede à grande sala, hoje reduzida a cerca de 40 metros de diâmetro, embora se estenda colmatada até ao tecto muito para além disso.

As argilas (as terras rossas) libertadas pela desmatação dos homens foram entrando e selando um povoado cavernícola que remonta ao Neolítico final (há mais de 5 mil anos) e se estende até à Idade do Bronze, e que após mil anos de abandono se vê reocupado na Idade do Ferro e Época Romana.

Durante esta última, a Gruta passou aser uma forja para metalurgia do ferro, parcialmente fechada por um grande muro.

A preservação dos vestígios desta população arcaica, composta por utensílios de pedra lascada e polida, de cobre e bronze, cerâmicas de feição manual, ossos, sementes, entre outros, é excepcional o que obriga a uma escavação lenta e minuciosa.

A destruição parcial de algumas áreas vai impor à pequena equipa de escavação deste ano uma operação generalizada de salvamento e minimização que irá complementar a intervenção na zona da grande sondagem, permitindo repor o programa de montagem do futuro Eco-Museu Avecasta.

A equipa de escavação, orientada pelo Arqueólogo José Mateus e pela Bióloga Paula Queiroz, da Associação Double-U Replay,  tem o apoio logístico (dormidas, alimentação e banho) assegurado pela Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere que disponibliza igualmente duas salas do Centro de Cultura para apoio de gabinete e arquivo de equipamento e acervo arqueológico. O projecto tem o suporte laboratorial do Centro Transdisciplinar das Arqueologias.

A população está convidada para apresentação da campanha no próximo sábado, dia 15 pelas 16h30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here