, ,

Festival ZêzereArts 2017

Todos os espetáculos anunciados são de entrada livre

Festival ZêzereArts 2017

O ZêzereArts, Festival de Ópera e Canto Lírico, de âmbito internacional, regressa pelo sétimo ano consecutivo com performances que decorrerão entre os dias 14 e 30 de julho.

Volta a reunir  um programa de espetáculos de alto nível artístico e cultural, composto por um elenco de cantores e músicos de diferentes nacionalidades que proporcionam um festival único.

O músico irlandês Brian MacKay vai novamente orientar o festival que conta com atuações em vários locais do concelho, como o Centro Cultural, a Igreja N.ª Sr.ª do Pranto em Dornes e a Igreja Matriz de Areias.

O Festival ZêzereArts de 2017 produzirá uma série de performances na região central e rural de Portugal ligada pelo rio Zêzere.

Locais como a igreja Matriz de Areias, Ferreira do Zêzere, o Convento de Cristo em Tomar, o Centro Cultural de Ferreira do Zêzere, a igreja da Santa Casa de Misericórdia em Tomar, o Castelo de Almourol, Vila Nova da Barquinha, o Mosteiro da Batalha e muitos outros locais vão receber os eventos, criando uma atmosfera única de um Festival de Música de Verão.

O Festival de Música de Câmara executá obras do primeiro compositor residente, Eurico Carrapatoso, e o Coro Sinfónico cantará a grande obra-prima coral de Haydn ‘The Creation’.

Os jovens violinistas prestes a acederem a carreiras profissionais e sob a orientação do virtuoso internacional Ilya Grubert darão concertos de violino solo e repertório de música de câmara.

Programa ZêzereArts 2017

No dia 14 de julho, pelas 18h00, vai ser inagurada no Posto de Turismo de Dornes a “Water Music” – Exposição de Create Portugal, no Posto de Turismo de Dornes.

A exposição de obras de três artistas internacionais que vivem em Portugal vai estar patente de 15 de julho até 1 de setembro, podendo ser visitada diariamente das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

No dia 16 de julho, pelas 20h00, a Biblioteca Municipal António Cartaxo Fonseca, em Tomar, vai receber Música de Câmara para Cordas e “Ensemble” Vocal, executada pelos estudantes dos Masterclasses de Ilya Grubert, com o Coro de Câmara ZêzereArts.

A Igreja de Nossa Senhora do Pranto em Dornes,vai receber no dia 18 de julho, pelas 18h00, um concerto coral onde a obra “Miserere”, uma versão musicada a cappella do Salmo 51 (50) elaborada pelo compositor italiano Gregorio Allegri e a obra “Beatus Vir” de Monteverdi, serão executadas pelo Coro de Câmara ZêzereArts sobre a orientação da Maestrina Aoife Hiney.

No dia 19 de julho, pelas 21h00, a Igreja de Nossa Senhora da Graça em Tomar, vai receber um concerto coral onde vão ser executas as obras “Cherubic Hymn no. 1” de Tchaikovksy, “Missa Brevis in F major K192” de Mozart e “O Theotokos Ever-Vigilant in Prayer” de Rachmaninoff, pelo Coro do Festival ZêzereArts e ZêzereArts Ensemble, sob a orientação do Maestro Pedro Correia.

A Orquestra Clássica da Madeira vai executar no dia 20 de julho, pelas 21h00, no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere, um concerto com as obras “Staccato Brilhante Op. 69” de Joly Braga Santos, “Concerto para violoncelo em Mi menor, Op.85” de Edward Elgar, “Abertura da Ópera Guilherme Tell” de G. Rossini, “Intermezzo da Cavalleria Rusticana” de P. Mascagni, “Abertura Cavalaria Ligeira” de Franz von Suppé e a “Marcha Pompa e Circunstância” de Edward Elgar, pelo Solista Alexander Bouzlov em violoncelo, acompanhado pelo Concertino Norberto Gomes, sob a orientação do Maestro Gianluca Marcionó.

No dia 21 de julho, pelas 18h00, a Charola do Convento de Cristo, em Tomar, recebe um concerto coral com a obras “Requiem” de Herbert Howells, “Três Peças Sacras” de Eurico Carrapatoso, “Schein uns, du liebe Sonne” de Arnold Schoenberg, “Pequeno Poemário de Pessoa” de Eurico Carrapatoso e “Four Shakespeare Songs” de Jaakko Mäntyjärvi, executada pelo Coro de Câmara ZêzereArts sobre a direção de Brian MacKay, na presença de Eurico Carrapatoso, ZêzereArts Compositor Residente em 2017

“A Criação” de Haydn vai ser executada pela Orquestra Clássica da Madeira com o Coro Sinfónico ZêzereArts no Claustro D. João III, no Convento de Cristo em Tomar no dia 22 de julho, pelas 21h00, sob a Direção de Brian MacKay, com o Concertino Norberto Gomes, as Sopranos Carla Simões e Inês Rasquinha, o Tenor João Terleira, o Baixo Miguel Maduro-Dias e o Barítono Luís Rendas Pereira.

As Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha vão receber no 23 de julho pelas 22h00 o Concerto Im-Perfeito, com Música de Câmara e no dia 24, os Estudantes do Curso de Verão do Festival ZêzereArts vão executar um Recital na Igreja Matriz de Atalaia na Vila Nova da Barquinha, pelas 16h00.

O Claustro D. João III no Convento de Cristo em Tomar, volta a abrir as suas portas ao ZêzereArts, no dia 27 de julho pelas 21h00, para um espectáculo de Dança e Música a cargo da Orquestra do Festival e de jovens solistas do Curso de Verão ZêzereArts, com as obras “Serenata Notturna K239” de Mozart, “FairyQueen” de Purcell e a “Serenata para Cordas Op. 6” de Josef Suk.

No dia 28 de julho pelas 14h00, o Cine-Teatro Paraíso em Tomar, vai receber um recital dos Estudantes dos Masterclasses de Cordas e pelas 22h00, o Castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, vai receber Dança e Música, com a Serenata Notturna K239 de “Mozart, “FairyQueen” de Purcell e a “Serenata para Cordas Op. 6” de Josef Suk, num cenário esférico a cargo da Orquestra do Festival e de jovens solistas do Curso de Verão ZêzereArts.

A Igreja Matriz de Areias vai receber, no dia 29 de julho, pelas 21h00, um Concerto de Gala pelo Coro Comunitário e a Orquestra e Solistas ZêzereArts, com o Maestro convidado António Sousa, o Concertino Eliot Lawson e o Maestro Brian MacKay.

Todos os espetáculos são de entrada livre.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sport Club organiza 14º Passeio de Cicloturismo

Sport Club organiza 14º Passeio de Cicloturismo

Deputados do PS questionam Ministério da Saúde sobre Unidade de Saúde da Frazoeira

Deputados do PS questionam Ministério da Saúde sobre Unidade de Saúde da Frazoeira