O Princípe Nabo sobe ao palco em Ferreira do Zêzere

0
34

Esta peço de teatro sobe ao palco pela Companhia de Teatro AtrapalhArte, no próximo dia 19, onde se busca um príncipe para casar com a princesa. Será que há pretendentes?

Sendo que tudo começou no reino da Abundância, onde vivia, num belo castelo, uma princesa muito caprichosa e arrogante, de seu nome Beatriz.

Há já muito tempo que todos ansiavam pelo casamento da princesa. Mas esta mostrava-se muito difícil de contentar, com os vários pretendentes que lhe faziam chegar…

Príncipes de vários reinos vieram até ela, de forma a mostrarem o seu interesse no casamento. Mas Beatriz troçava de todos eles, e em todos encontrava defeitos.

A todo o custo, teimava em encontrar o príncipe perfeito!

Neste espetáculo, com música, alegria e muitas surpresas, vamos conhecer a história da princesa Beatriz, e a bela lição de vida que acabará por lhe acontecer, fazendo com que esta perceba o verdadeiro valor das “coisas”, e que a felicidade pode estar, onde nunca pensámos que ela pudesse existir…

Esta é mais uma iniciativa da Rede de Bibliotecas do Médio Tejo com apoio do Programa Centro 2020 e Portugal 2020, sendo destinada exclusivamente para os alunos do 2º ciclo da Escola Pedro Ferreiro de Ferreira do Zêzere.

A obra de Ilse Losa é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para os alunos do 5º ano de escolaridade.

Sobre a autora de “O Princípe Nabo”

Ilse Lieblich Losa (Melle-Buer, 20 de março de 1913 — Porto, 6 de janeiro de 2006) foi uma escritora portuguesa de origem judaica.

Nascida na Alemanha, frequentou o liceu em Osnabrück e Hildesheim e mais tarde um instituto comercial em Hannover.

Ameaçada pela Gestapo de ser enviada para um campo de concentração devido à sua origem judaica, abandonou o seu país natal em 1930.

Deslocou-se primeiro para Inglaterra onde teve os primeiros contactos com escolas infantis e com os problemas das crianças.

Chegou a Portugal em 1934, tendo-se fixado na cidade do Porto, onde casou com o arquiteto Arménio Taveira Losa, tendo adquirido a nacionalidade portuguesa.

O Princípe Nabo sobe ao palco em Ferreira do ZêzereEm 1943, publicou o seu primeiro livro “O mundo em que vivi” e desde dessa altura, dedicou a sua vida à tradução e à literatura infanto-juvenil, tendo sido galardoada em 1984 com o Grande Prémio Gulbenkian para o conjunto da sua obra dirigida às crianças.

Em 1998 recebeu o Grande Prémio de Crónica, da APE (Associação Portuguesa de Escritores) devido à sua obra À Flor do Tempo.

Colaborou em diversos jornais e revistas, alemães e portugueses, está representada em várias antologias de autores portugueses e colaborou na organização e traduziu antologias de obras portuguesas publicadas na Alemanha.

Traduziu do alemão para português alguns dos mais consagrados autores e segundo Óscar Lopes “os seus livros são uma só odisseia interior de uma demanda infindável da pátria, do lar, dos céus a que uma experiência vivida só responde com uma multiplicidade de mundos que tanto atraem como repelem e que todos entre si se repelem”.

Pretende divulgar um evento da sua localidade ou associação?

Na OvoTV pode fazê-lo GRATUITAMENTE, não tendo de pagar para divulgarmos o seu evento, desde que o mesmo decorra no concelho de Ferreira do Zêzere.

Para enviar informação sobre o evento, por favor, contacte-nos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here