Nuno Dias vence 5º Trail do Zêzere em K70 (c/ vídeo)
in ,

Nuno Dias vence 5º Trail do Zêzere em K70 (c/ vídeo)

Menos atletas inscritos devido ao problemas dos incêndios

Nuno Dias do Clube de Atletismo da Barreira venceu a quinta edição do Trail do Zêzere, em K70, com um tempo de sete horas, cinquenta e três minutos e trinta e sete segundos.

Praticamente na cabeça da prova desde a linha da partida, Nuno Dias (Sénior Masculino) assumiu as despesas da prova, marcada pela sua acentuada altimetria e à passagem pelo segundo ponto de controlo, era já primeiro com um avanço significativo de aproximadamente trinta minutos sobre o segundo classificado à passagem no ponto de controlo.

Luiz Mota (M45) da Casa do Benfica em Abrantes foi segundo classificado com um tempo de oito horas, cinquenta e um minutos e vinte e sete segundos, seguido de André Cunha (SM), individual, com um tempo de nove horas, dezasseis minutos e um segundo.

Para André Cunha “foi espetacular, com muita pena estar muita parte queimada, em termos de paisagem termos mais verde fazia contraste, com muitas zonas técnicas, com muitas subidas e descidas acentuadas” e para a sua primeira participação no Trail do Zêzere não contava com este resultado. Confessa que está preparar-se para o ano, onde pretende participar com outro objetivos.

João Sanches (M50), do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere, foi 84º da geral, com um tempo de quinze horas, trinta e cinco minutos e oito segundo.

Alice Lopes - Fit4Fun Vale de Cambra

Na classificação feminina, e sendo quarta da geral, Alice Lopes (F40), do Ginásio Fit4Fun, venceu a prova com um tempo de nove horas, dezanove minutos e trinta e sete segundos.

Carla Mendes (F38) das Tartarugas Solidárias foi segunda classificada com doze horas, nove minutos e vinte e nove segundos, seguida de Sara Silva (SF) com doze horas, vinte e oito minutos e dezoite segundos.

Em K38, a vitória masculina foi conquistada pela prata da casa, com Filipe Rosa (SM) da Associação Desportiva e Recreativa de Águas Belas a completar a distância em três horas, vinte e um minutos e três segundos.

Pedro Ribeiro (SM) da Caracol Trail Team, terminou em segundo lugar, apenas trinta segundos depois do atleta de Águas Belas.

5º Trail do Zêzere
Quando faltam os últimos metros…

Fernando Gomes (SM) do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere foi terceiro classificado, com um tempo de três horas, vinte e sete minutos e sete segundos.

Ainda do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere, André Duarte (Sub 23) foi quinto classificado, com um tempo de três horas, quarenta e sete minutos e vinte e três segundos, Fábio Ladeiras (SM) foi oitavo com quatro horas, um minuto e nove segundos, Rute Martins (SF) foi 26ª na geral com quatro horas, quarenta e nove minutos e cinquenta e oito segundos.

Em K20, João Fernandes (SM) da Zona Alta Trail foi o vencedor da geral, com uma hora, cinquenta e três minutos e quarenta e um segundos, seguido pelo companheiro de equipa, Rui Leandro (SM) que demorou mais três minutos e trinta e sete segundos a completar a distância.

Em terceiro classificado, Fábio Mendes (SM) da Dá-lhe Gás Team foi terceiro classificado com uma hora, cinquenta e oito minutos e trinta e oito segundos.

No sector feminino, Irina Coelho (SF) da Vertical Navis foi 20ª da geral, com um tempo de duas horas, quinze minutos e quarenta e um segundos, seguida de Tetyana Vakulyuk (F40) da Caracol Trail Team, 33ª classificada da geral, com duas horas, vinte e dois minutos e catorze segundos.

Em terceiro, Daniela Heleno (SF) da Urban Corps Family terminou a prova em 44º lugar da geral, com duas horas, vinte e sete minutos e vinte e nove segundos.

Em termos de clubes “da casa”, o concelho de Ferreira do Zêzere foi representado pela Associação Desportiva e Recreativa de Águas Belas que esteve representada nesta prova, com Marco Encarnação (SM) a ser 32º da geral com duas horas, vinte e um minutos e cinquenta e quatro segundos, em 38º Carlos Duro (M60) com duas horas, vinte e cinco minutos quarenta e sete segundos, Zulmira Silva (F45) foi 229ª da geral com três horas, vinte e dois minutos e trinta e seis segundos e ainda Patrícia Silva (SF) do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere, 293º lugar da geral, com três horas, quarenta e quatro minutos e cinquenta e cinco segundos.

Luís Graça - Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere

Para Luís Graça, organizador do Trail do Zêzere, nunca imaginou que o evento atingisse a dimensão que tem hoje, considerando que “é um evento de extrema importância para o nosso concelho, consegue esgotar a capacidade hoteleira que temos cá. Em termos de restauração é excelente, acho que é muito bom para o concelho”.

Quanto ao número de inscrições ter diminuido pela primeira vez desde a primeira edição, “houve menos inscrições devido à questão dos incêndios (…), temos cerca de seiscentos participantes a menos, uma quebra considerável”.

Para 2018, o Trail do Zêzere vai ter uma importância acrescida, porque vai passar a haver o campeonato nacional e Ferreira do Zêzere vai receber o campeonato nacional de ultra trail, a 10 de novembro, numa prova onde vão estar os melhores atletas nacionais que irão participar numa distância semelhante à do Campeonato do Mundo.

Para Paulo Neves, Vice-Presidente do Município de Ferreira do Zêzere e animado “speaker” de serviço, no Trail do Zêzere e “apesar do problema dos incêndios, tivemos uma agrádavel surpresa, que foi o número de atletas inscritos e o CAFZ está de parabéns por isso (…) é uma prova para o nosso concelho e para a nossa região. Espero que continue a marcar pontos.”

De futuro “este tipo de eventos é para continuar, pelo menos da parte da Câmara continuaremos sempre a apoiar”. Em termos económicos, “é importante e tivemos contactos de concelhos vizinhos a perguntarem o que se estava a passar, para alojar pessoas (…), é o melhor que se pode ter”.

Crédito da Foto em Destaque: Bué da Fotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tiago Vieira chamado à Seleção Distrital de Santarém

Tiago Vieira chamado à Seleção Distrital de Santarém

Saúde: Menores vão ter bombas de insulina gratuitas

Saúde: Menores vão ter bombas de insulina gratuitas