Quer comprar carro novo? Compre já, pois setembro trás aumentos brutais

Entrada em vigor da nova norma de emissões vai agravar preços. Fatura pode crescer até três mil euros.

0 34

Quer comprar um carro novo este ano? Então faça-o até ao final de agosto. A partir de 1 de setembro, entra em vigor um novo sistema de determinação das emissões poluentes, o WLTP (de Worldwide Harmonized Light Vehicles TestProcedure), que substitui o NEDC (de New EuropeanDriving Cycle).

A nova norma vai aplicar-se a todos os países da União Europeia e poderá agravar o valor da compra dos novos carros até três mil euros.

No entanto, o pesadelo dos consumidores vai ser pior em quatro países – Portugal, Dinamarca, Holanda e Irlanda. Por serem aqueles em que o imposto penaliza mais violentamente as emissões de CO2.

Coisa que só acontece uma vez que nenhum dos quatro acatou os conselhos da União Europeia, que sugeriu que fossem revistos os sistemas fiscais de maneira a que a carga de impostos não refletisse a passagem de NEDC para WLTP.

O novo método vai, assim, conferir aos automóveis valores de consumos e de emissões mais realistas, o que poderá ter como resultado um agravamento dos preços atendendo à tabela fiscal de Imposto sobre Veículos, com incidência nas componentes de cilindrada e nas emissões de CO2.

Por isso, a partir de setembro, todos os veículos novos – não por serem novos, mas por terem de ser homologados pela primeira vez – vão estar sujeitos à homologação via WLTP.

Os valores de CO2, segundo os especialistas, vão ser superiores em média 30% aos anunciados nos tempos do NEDC.

Quer receber as nossas notícias no seu email?
Assine para receber as últimas notícias publicadas na OvoTV
Pode cancelar os emails a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.