AtrapalhArte leva a palco A Farsa de Inês Pereira
in ,

AtrapalhArte leva a palco A Farsa de Inês Pereira

A apresentação desta peça está inserida no 14º Aniversário da Biblioteca Municipal

No próximo dia 23 de fevereiro, sexta-feira, a Companhia Atrapalharte apresentará aos alunos do ensino secundário da escola Pedro Ferreiro, no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere, a peça A farsa de Inês Pereira, uma obra de Gil Vicente, no âmbito da candidatura apresentada pela Rede de Bibliotecas do Médio Tejo.

A Farsa de Inês Pereira é considerada a peça mais bem-acabada de Gil Vicente, testemunhando o conflito de valores que caracterizou o humanismo em Portugal, incorporando na sua estrutura a simetria existente entre os dois termos dessa comparação: Pero Marques encarna o asno que carregará Inês, enquanto o Escudeiro é o cavalo que a derruba.

Para pôr em cena esses elementos, o autor utilizou na caracterização de Pêro Marques, aspetos que o aproximam de um asno: é parvo, teimoso, deselegante e servil. O Escudeiro, ao contrário, assemelha-se ao cavalo, apresentando-se como um nobre e elegante cavaleiro.

Entretanto, essa semelhança termina na aparência, pois quaisquer outras características que se poderiam atribuir aos cavalos (como lealdade, generosidade ou valentia), ele não tem: é mentiroso, cínico, preguiçoso e covarde.

Para seguir à risca a comparação de superioridade que subjaz ao enredo (“mais quero asno que me carregue do que cavalo que me derrube”), é necessário mostrar que Pêro Marques tem valores autênticos, os valores medievais, enquanto o Escudeiro Brás da Mata se move por interesses materialistas, como os que predominam na época de Gil Vicente.

A apresentação desta peça está inserida no 14º Aniversário da Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere e esta obra é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o 10.º ano de escolaridade.

AtrapalhArte leva a palco A Farsa de Inês Pereira

Pretende divulgar um evento da sua localidade ou associação?

Na OvoTV pode fazê-lo GRATUITAMENTE, não tendo de pagar para divulgarmos o seu evento, desde que o mesmo decorra no concelho de Ferreira do Zêzere.

Para enviar informação sobre o evento, por favor, contacte-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abertas as inscrições para as Marchas de Santo António

Abertas as inscrições para as Marchas de Santo António

Cerimónia de inauguração da sede da Junta de Freguesia da UFAP

Cerimónia de inauguração da sede da Junta de Freguesia da UFAP