Festas em honra de Santo António em Dornes

Junho é, por excelência, o mês dos santos populares

0 67

Santo António, São João e São Pedro… Junho é, por excelência, o mês dos santos populares e os locais mais típicos e antigos transfiguram-se em enfeites de cor e ambiente de intensa alegria.

É o que irá acontecer em Dornes nos próximos dias 24 e 25 de junho, com as festas em honra de Santo António.

Santo António, santo padroeiro de Ferreira do Zêzere e cujas festas decorrem na sede de concelho entre 9 e 11 de junho, vai celebrar assim festas em sua honra num dos locais mais típicos e antigos do nosso concelho, Dornes.

Protetor dos marinheiros e das raparigas casadoiras, Santo António nasceu Fernando de Bulhões em Lisboa, a 15 de agosto de 1195, e morreu António em Pádua, com 36 anos. Desassossegado e suportando a custo os constrangimentos das leis dos homens, não conhecia outra vontade senão a de Deus.

Pregador exímio, a sua missão evangelizadora e os seus muitos milagres valeram-lhe um culto popular que se intensificou nos séculos XV e XVI. O povo trata-o por tu e põe-lhe o Menino ao colo. Quanto mais o venera mais dele espera e por isso as raparigas castigam-no, mergulhando-o de cabeça na água ou voltando-o contra a parede, se os seus pedidos de casamento e namoro não são atendidos.

É famoso o responso ao Santo António por objetos perdidos ou pessoas sem paradeiro. Segundo Teófilo Braga “é adorado como um feitiço contra todos os males, e como tal também amarrado, exposto ao relento ou deitado num poço para satisfazer o que se lhe pede”.

Assim, num cenário de certo escolhido para muitos casamentos, Dornes acolhe no dia 24, a abertura das festas durante a manhã, sendo que ao fim da tarde o Grupo de Concertinas de Dornes e o Grupo Cantares do Zêzere irão fazer as honras da casa.

Pelas 21h00, será celebrada a procissão das velas e pelas 22h30, a banda FH5 irá finalizar a noite.

No domingo, dia 25, durante a manhã decorre a abertura das festas e às 12h30, será celebrada a missa com procissão.

Durante a tarde, a animação será realizada pela Banda Filarmónica da Frazoeira, Rancho Folclórico da Alegria de Santo Amaro e Grupo de Concertinas de Dornes.

Para encerrar estas festas, pelas 21h00, será a vez do Grupo Brysas subir ao palco.

Festas em honra de Santo António em Dornes

Quer receber as nossas notícias no seu email?
Assine para receber as últimas notícias publicadas na OvoTV
Pode cancelar os emails a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.