Março, mês da Proteção Civil em Ferreira do Zêzere

0
56
Março, mês da Proteção Civil em Ferreira do Zêzere

Março vai ser o mês da Proteção Civil em Ferreira do Zêzere, sendo o mês assinalado com diversas iniciativas e diversos temas, sendo de destaque o Risco Sísmico e a Segurança na utilização de Máquinas Agrícolas.

No dia 1 de março, vai decorrer pelas 10h30, o hastear da bandeira do Clube de Proteção Civil da Escola EB 2,3/S Pedro Ferreiro, com a presença de agentes de Proteção Civil do concelho e pelas 12h00 será inaugurada a exposição multimédia sobre “Conselhos de Prevenção” na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere, estando patente até 29 de março.

No dia 2 de março e sem aviso prévio, vão decorrer exercícios de evacuação de alguns edifícios municipais no âmbito das medidas de autoproteção.

No dia 3, sábado, pelas 14h30 terá lugar uma sessão de informação e sensibilização de “Segurança na Utilização de Máquinas Agrícolas”, no salão da Filarmónica Frazoeirense (Freguesia de Nossa Senhora do Pranto) e será apresentada pelo Engenheiro Virgílio Santos da DRAPLVT, com a presença do Engenheiro Luís Filipe Sousa, Delegado Regional do Ribatejo e do Engenheiro Paulo Monteiro, Delegado Regional do Oeste da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo. Participam também nesta ação de informação, elementos da GNR.

Março, mês da Proteção Civil em Ferreira do Zêzere

No dia 4, pelas 15h30, na sede da Junta de Freguesia de Igreja Nova do Sobral, vai decorrer uma ação de sensibilização da população sobre a Prevenção e Riscos de Proteção Civil, com a presença do Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros, GNR, Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo e respetiva Junta de Freguesia.

A 7 de março, entre as 10h00 e as 12h00, na Escola EB 2,3/S Pedro Ferreiro e em parceria com o Clube de Proteção Civil, vai decorrer uma exposição de agentes e ateliers de Suporte Básico de Vida dinamizados pelo Corpo de Bombeiros.

No dia 8, vai decorrer, pelas 10h00, a reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, no edifício dos Paços do Concelho.

No dia 10 e no mesmo local, começando igualmente pelas 10h00, vai decorrer a 10ª conferência de Proteção Civil, onde será abordado o Risco Sísmico e a Proteção Civil.

Março, mês da Proteção Civil em Ferreira do Zêzere

Esta conferência tem programa próprio e as inscrições, gratuitas, decorrem até ao dia 2 de março.

No dia 11 de março, pelas 09h00, vai acontecer a 4ª Caminhada no Perímetro Florestal do Castro, com um percurso fácil e acessível a toda a população, tendo início e fim junto ao Parque Escutista, em Valadas.

As inscrições, gratuitas, decorrem até 5 de março e devem ser efetuadas através do email gtf@cm-ferreiradozezere.pt

A 17 de março, pelas 14h30, vai decorrer o Exercício Municipal de Proteção Civil, com simulação de acidente de causas naturais em espaço natural, com multi-vítimas.

Durante esta simulação vai ser evacuado de emergência o Parque Escutista, com a participação de diversos agentes. Devido à elevada circulação de veículos de emergência, é solicitada à população todo o cuidado e atenção.

No dia 18, pelas 14h30, na sede da Associação do Chão da Serra, vai decorrer uma ação de sensibilização da população sobre a Prevenção e Riscos de Proteção Civil, com a presença do Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros, GNR, Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo e respetiva Junta de Freguesia.

No dia 21 de março, pelas 09h00 vai decorrer uma plantação de árvores em área ardida no Perímetro Florestal do Castro, ação promovida pela Associação de Trabalhadores do Município de Ferreira do Zêzere.

No mesmo dia, mas pelas 14h20, decorrerá outra plantação de árvores, acompanhada de sensibilização ambiental, no Parque Verde, junto ao Centro Escolar de Ferreira do Zêzere, atividade realizada em parceria com a APEFZ – Associação de Pais e Encarregados de Educação e Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere.

No dia 25, pelas 14h30, no Centro Cultural de Carvalhais, vai decorrer uma ação de sensibilização da população sobre a Prevenção e Riscos de Proteção Civil, com a presença do Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros, GNR, Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo e respetiva Junta de Freguesia.

Esta ação de sensibilização repete-se, pelas 16h30, na Sede da Comissão dos Amigos das Quatro Aldeias Unidas, em Cardal.

No dia 26, no Mercado Municipal de Ferreira do Zêzere, vai decorrer uma sensibilização sobre Prevenção de Incêndios Rurais, em parceria com Bombeiros, GNR, Sapadores Florestais e Escuteiros.

Março, mês da Proteção Civil em Ferreira do Zêzere

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here