Nunca o mandaram à Fava? Agora vamos fazê-lo e caso não vá, arrepende-se!

8º Festival da Fava decorre de 4 a 27 de maio

0 143

Expressões como “vai à fava”, “são favas contadas” ou “até vir a mulher da fava rica” são comuns um pouco por todo o país e todas elas têm uma conotação positiva, e mesmo apesar de muitos não gostarem de favas, elas são uma das leguminosas mais apreciadas desde a antiguidade até aos dias de hoje, pois quando consumidas como parte de uma dieta saudável em geral, podem oferecer grandes benefícios para a saúde.

Mas voltando às expressões, “são favas contadas” diz-se de algo já está ganho, “vai à fava” ao contrário do que parece não é negativo, sendo que a expressão completa é “vai à fava enquanto a ervilha não chega” o que significa sem sombra para dúvidas: aproveita enquanto é tempo!

“Até vir a mulher da fava rica” é utilizada para descrever poderemos ter de esperar muito tempo, mas vai valer a pena. A fava-rica era a fava que depois de seca era cozida e refogada em azeite, alho e pimenta, sendo apregoada e vendida pelas ruas de Lisboa e ao que parece era um petisco muito apreciado que tanto podia servir de base a deliciosas sopas ou ser simplesmente servida com uma fatia de pão saloio. Assim, as vendedeiras eram sempre bem recebidas por quem gostava de fava-rica.

Mas como estamos à mandá-lo à fava, é uma oportunidade fantástica para visitar Ferreira do Zêzere, durante este mês de maio, mais precisamente, entre 4 e 27, altura em que decorre a oitava edição do “Festival Gastronómico «Vá à Fava»”.

Um dia, uma refeição, das muitas possíveis em que a leguminosa vem à mesa, será por certo, irrepetível, sendo que Ferreira do Zêzere não atrai visitantes só pela sua beleza e tranquilidade natural, mas também pelo estômago ou pela boca, se quisermos, com este tipo de eventos que o Município, associado a restaurantes e bares levam a efeito, pondo em evidência produtos, mas igualmente os saberes locais, com intuito de fazer a diferença.

Sob o lema “Vai à Fava!”, este festival promete por à prova as muitas formas de cozinhar e, as combinações gastronómicas possíveis com este ingrediente.

Além disso, o evento pretende constituir novo impulso na economia local, que tem sido uma das apostas da edilidade e com bons resultados, ou não fosse a gastronomia nas suas várias vertentes, uma forma de conquistar “amigos” de Ferreira do Zêzere!

E para terminar, que tal se fosse a uma “favada”? Não gostou, olhe amigo, o melhor será ir à fava, a Ferreira do Zêzere, se faz favor.

Nunca o mandaram à Fava? Agora vamos fazê-lo e caso não vá, arrepende-se!

No cartaz do evento encontra oito restaurantes e quatro bares e pastelarias onde pode provar esta iguaria, sendo que o festival decorre às sextas-feiras ao jantar, sábados e domingos. Ah, e se não quer ir sozinho, mande os outros às favas, também!

Pretende divulgar um evento da sua localidade ou associação?

Na OvoTV pode fazê-lo GRATUITAMENTE, não tendo de pagar para divulgarmos o seu evento, desde que o mesmo decorra no concelho de Ferreira do Zêzere.

Para enviar informação sobre o evento, por favor, contacte-nos

Quer receber as nossas notícias no seu email?
Assine para receber as últimas notícias publicadas na OvoTV
Pode cancelar os emails a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.