Tomar recebe VIII edição do Encontro Nacional de Ensino Secundário

0
69
Tomar recebe VIII edição do Encontro Nacional de Ensino Secundário

Mais de 1700 alunos do ensino secundário de 17 dioceses portuguesas vão participar no VIII Encontro Nacional de Ensino Secundário da disciplina de Educação Moral Religiosa e Católica.

Sob o tema «Desa(r)ma-te!» os alunos vão ser convidados a tomar parte da “mística dos templários” com momentos “de alegria, convívios e compromisso com o bem de todos”:

“Esperamos que seja momento de festa, de encontro e crescimento para estes alunos que connosco fazem uma experiência significativa de crescimento individual e coletivo no secundário”, afirma ao Educris o professor Fernando Moita, coordenador nacional da disciplina.

“Com o tema ««Desa(r)ma-te!», quisemos dar aos alunos a ideia de que é verdadeiramente feliz quem se ama e quem ama os outros. Para isso é necessário desprender-se de si para, em conjunto com os outros descobrir o serviço como razão de vida”.

O imaginário do VIII Encontro Nacional de Ensino Secundário vai recuperar o ideário inicial dos Templários, desde há muito presente na cidade do rio Nabão:

“Ao longo destes dias vamos levar os alunos à descoberta da mística dos templários representada em três nós de uma corda e em todos os momentos do encontro”, reforça o responsável.

Com início marcado para as 18h30 do dia 13 de abril no Parque do Mouchão, o acolhimento e o jantar vão decorrer “em ambiente medieval”.

Segue-se “um percurso noturno que leva os participantes ao Convento de Cristo” e aí espera-os um momento de “reflexão e de concerto” onde vão ser convidados a “descobrir o tesouro dos Templários através do silêncio e da música”.

D. José Traquina, Bispo de Santarém, vai estar presente neste momento “investindo” os alunos no compromisso de “cavaleiros” num compromisso com o “Bem ao serviço de todos” na linha das várias Unidade Letivas trabalhadas e aprofundadas na disciplina como “«A ética e a economia», «Um Sentido para a vida, a questão da «ética e valores», a «Política,ética e religião» e a «Civilização do amor».

No segundo dia, 14 de abril, o dia começa bem cedo com um «jogo de pista» em que os alunos vão conhecer “os pontos mais importantes da cidade de Tomar como a sinagoga, a Igreja de São João Baptista ou a Igreja de Santa Maria dos Olivais, igreja mãe dos Templários”.

O VIII Encontro Nacional de Ensino Secundário termina pelas 15h00 após a realização de um concerto/mensagem.

Tomar recebe VIII edição do Encontro Nacional de Ensino Secundário

Pretende divulgar um evento da sua localidade ou associação?

Na OvoTV pode fazê-lo GRATUITAMENTE, não tendo de pagar para divulgarmos o seu evento, desde que o mesmo decorra no concelho de Ferreira do Zêzere.

Para enviar informação sobre o evento, por favor, contacte-nos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here