Círio de Águas Belas 2018 : Convite à População

Círio a Dornes é um acontecimento marcante para a freguesia

0 95

Tal como bem acontecendo desde há vários anos e se tornou num acontecimento marcante para a freguesia de Águas Belas, a Fábrica da Igreja e a Freguesia de Águas Belas vão dar continuidade ao Círio de Águas Belas a Dornes.

Com a peregrinação agendada para o próximo dia 3 de junho, junto à igreja de Águas Belas pelas 10h00, a mesma irá decorrer até ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto em Dornes, onde será celebrada uma missa pelas 12h00.

A organização convida assim toda a população da freguesia e familiares a participar nas comemorações do Círio a Dornes 2018.

O Círio de Águas Belas é apenas um dos muitos círios a Dornes, que se concretizam sempre entre a segunda feira de Pascoela e o 3.º domingo de setembro, sendo o ponto mais alto destas peregrinações religiosas, o dia 15 de agosto, dia de grande festa em Dornes.

Segundo a história, a designação de Círios deve-se ao facto de, inicialmente, e ainda no começo do século XX, cada grupo de romeiros transportar o resíduo do Círio Pascal que ardera durante a Semana Santa na igreja paroquial da respetiva povoação.

Em meados do século XX vinham até Dornes, entre vários outros, Círios de concelhos como Miranda do Corvo, Condeixa, Penela, Ansião, Figueiró dos Vinhos, Alvaiázere, Ourém, Tomar ou Sertã. Já aqui se deslocavam no século XIX e continuam a fazê-lo no século XXI.

Pretende divulgar um evento da sua localidade ou associação?

Na OvoTV pode fazê-lo GRATUITAMENTE, não tendo de pagar para divulgarmos o seu evento, desde que o mesmo decorra no concelho de Ferreira do Zêzere.

Para enviar informação sobre o evento, por favor, contacte-nos

Quer receber as nossas notícias no seu email?
Assine para receber as últimas notícias publicadas na OvoTV
Pode cancelar os emails a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.