in ,

Campanha de Escavação na Gruta de Avecasta

Apresentação da campanha à população será no próximo sábado, dia 15 pelas 16h30

Campanha de Escavação na Gruta de Avecasta

Na Gruta de Avecasta, em Areias e Pias, está a decorrer uma campanha de escavação promovida pela Associação Double U Replay, com apoio do Centro Transdisciplinar das Arqueologias do Instituto Politécnico de Tomar e Município de Ferreira do Zêzere.

A Gruta da Avecasta é um gigantesco vazio ovoide (talvez originalmente uma bolsa de sal) que foi colmatado por dezenas de metros de cascalheiras e argilas.

Durante a última Idade do Gelo, talvez há cem mil anos, o tecto ruiu pontualmente numa espécie de lanterna ou chaminé; Hoje essa cicatriz é a dolina por onde se acede à grande sala, hoje reduzida a cerca de 40 metros de diâmetro, embora se estenda colmatada até ao tecto muito para além disso.

As argilas (as terras rossas) libertadas pela desmatação dos homens foram entrando e selando um povoado cavernícola que remonta ao Neolítico final (há mais de 5 mil anos) e se estende até à Idade do Bronze, e que após mil anos de abandono se vê reocupado na Idade do Ferro e Época Romana.

Durante esta última, a Gruta passou aser uma forja para metalurgia do ferro, parcialmente fechada por um grande muro.

A preservação dos vestígios desta população arcaica, composta por utensílios de pedra lascada e polida, de cobre e bronze, cerâmicas de feição manual, ossos, sementes, entre outros, é excepcional o que obriga a uma escavação lenta e minuciosa.

A destruição parcial de algumas áreas vai impor à pequena equipa de escavação deste ano uma operação generalizada de salvamento e minimização que irá complementar a intervenção na zona da grande sondagem, permitindo repor o programa de montagem do futuro Eco-Museu Avecasta.

A equipa de escavação, orientada pelo Arqueólogo José Mateus e pela Bióloga Paula Queiroz, da Associação Double-U Replay,  tem o apoio logístico (dormidas, alimentação e banho) assegurado pela Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere que disponibliza igualmente duas salas do Centro de Cultura para apoio de gabinete e arquivo de equipamento e acervo arqueológico. O projecto tem o suporte laboratorial do Centro Transdisciplinar das Arqueologias.

A população está convidada para apresentação da campanha no próximo sábado, dia 15 pelas 16h30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deputados do PS questionam Ministério da Saúde sobre Unidade de Saúde da Frazoeira

Deputados do PS questionam Ministério da Saúde sobre Unidade de Saúde da Frazoeira

Cinema ao Ar Livre em Tomar anima noites de verão

Cinema ao Ar Livre em Tomar anima noites de verão