Inauguração de Junta-Sede de Areias e Pias foi motivo de festa

"A solução está no poder local" afirmou Secretário de Estado, Carlos Miguel

0 100

A União de Freguesias de Areias e Pias, liderada por Hugo Azevedo, inaugurou no passado domingo, dia 4 de março, as obras de requalificação da junta-sede, em Areias.

Foi um investimento aproximado de 50 mil euros que contemplou desde a eficiência energética a várias modificações no edifício, num esforço realizado pela própria autarquia.

Na ocasião esteve presente o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e o tema foi a descentralização.

A promoção do progresso e o desenvolvimento da União de Freguesias foi o tema da intervenção do Presidente Hugo Azevedo, que recordou que logo em 2013, o novo executivo da junta percebeu a necessidade de intervir na junta-sede de freguesia.

Inauguração de Junta-Sede de Areias e Pias foi motivo de festa

Hugo Azevedo destacou a interioridade da União de Areias e Pias e o perigo da desertificação, enumerando as várias atividades que têm sido desenvolvidas ao longo dos dois mandatos para promover a dinamização da freguesia.

“Trabalhar em prol da população” e dotar a autarquia dos equipamentos necessários à qualidade de vida da população tem sido assim o foco deste executivo.

Assim e a par da inauguração destas obras de requalificação, foi inaugurada também no domingo, o novo espaço de saúde, uma iniciativa privada que resultou do esforço da Junta em trazer este serviço para Areias, após o encerramento da única farmácia existente na união.

Inauguração de Junta-Sede de Areias e Pias foi motivo de festa

Jacinto Lopes, Presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere, constatou que cada vez mais as autarquias prestam serviços, deixando de ser meras executantes de grandes obras, adiantando que em breve Pias também terá “novidades”, a fim de tornar a freguesia “simétrica”.

O presidente salientou que o município está “disponível para receber novas competências”, no âmbito da prometida descentralização, desde que o envelope do Estado permita a sustentabilidade dessas responsabilidades.

Jacinto Lopes destacou em particular as dificuldades que já são vividas no fornecimento das refeições escolares, cujo financiamento fica aquém dos valores reais deste serviço e que o Município assume o custo de cerca de 75% do valor destas refeições.

Dirigiu-se assim a Carlos Miguel, apelando a que seja “o provedor dos municípios nestas matérias de descentralização”.

Inauguração de Junta-Sede de Areias e Pias foi motivo de festa

Carlos Miguel, Secretário de Estado das Autarquias Locais, começou por afirmar que “tenho perfeita consciência que o edifício do municipalismo faz-se de salas e salinhas”, e defendeu que tudo o que foi descentralizado ao longo do tempo contribuiu para um melhoramento do serviço prestado aos cidadãos. Os valores a atribuir, explicou, terão que ser definidos caso a caso.

Reafirmou que “a descentralização é um bicho papão”, admitindo porém a convicção de esta redistribuição de competências vai permitir um melhor serviço de proximidade, onde as freguesias também terão que ser incluídas. Sendo que a interioridade é um problema cada vez mais litoral, “a solução está no poder local”, concluiu.

Após os discursos, Carlos Miguel e Jacinto Lopes assinaram o livro de honra da União de Freguesias de Areias e Pias, deslocando-se de seguida para visitar o novo espaço de saúde.

Quer receber as nossas notícias no seu email?
Assine para receber as últimas notícias publicadas na OvoTV
Pode cancelar os emails a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.