Beco: Feira da Cereja 2018 na Cruz dos Canastreiros

Apesar de muitas cerejeiras terem ficado destruídas no incêndio de agosto passado, a cereja está aí

0 122

Quando começam a aparecer à venda, em meados de maio e inícios de junho, sabemos que o Verão não está longe e a Feira da Cereja na Cruz dos Canastreiros é um desses sinais.

As cerejas, estas bolinhas sumarentas, encarnadas, sempre aos pares, não têm equivalente no reino da fruta, chegam em maio, vindas com os dias longos e quentes, as cerejas tornam os nossos dias mais saborosos.

Estas cerejas têm uma cor vermelho-intenso, oscilando entre o encarnado e o quase negro, uma polpa rija e sumarenta, uma textura suave e um sabor adocicado. Não é de admirar que sejam tão apreciadas.

Nutritivas

Beleza à parte, a cereja é um fruto rico em antioxidantes, como as antocianinas e as quercetinas, podendo actuar como forma preventiva em alguns tipos de cancro e de doenças cardiovasculares. Contém ainda muitos fitoquímicos, que potenciam o efeito anti-envelhecimento.

O ouro vermelho

As cerejas terão chegado a Portugal pelas mãos dos romanos, que as descobriram no território que hoje conhecemos como Turquia, algumas décadas antes de Cristo.

Foram levadas pelos primeiros colonos para a América do Norte, no século XVII. No entanto, há vestígios que indiciam o seu consumo na Idade da Pedra.

Nesta zona do concelho de Ferreira do Zêzere, a cereja, a par com a castanha, é um verdadeiro ex-libris, o ouro vermelho que anualmente atraí centenas de pessoas à pequena localidade da Cruz dos Canastreiros.

Saco do Douro, Lisboeta e São Julião são as principais variedades nacionais de cereja, mas na região também já se cultivam variedades estrangeiras, como a Big Windsor, o Napoleão Pé Comprido e, mais recentemente, a Arcina ou a Sunburst.

Cerejeiras em flor

Este pequeno fruto vermelho começa a encantar quando ainda é uma flor. No Japão, a flor da cerejeira é muito popular e assistir ao desabrochar das flores, que começa em Janeiro e se prolonga até Março, é uma verdadeira atracção turística.

Entre nós, este fenómeno tão belo da natureza pode ser apreciado durante os meses de Fevereiro e Março, e este ano, teve um sabor especial, pois entre o negro das cinzas, era encantador apreciar a força da natureza.

Já a colheita, embora oscile um pouco em função do clima, acontece a partir de Maio.

Feira da Cereja

Embora as condições climatéricas não tenham sido favoráveis nos últimos dias, devido às quedas de granizo que afetaram as produções agrícolas na região, em especial, a da cereja, assim como muitas cerejeiras ficaram destruídas em agosto passado, a Cereja do Beco está pronta a ser comercializada e será o mote desta feira.

Esta feira vai realizar-se nos dias 27 de maio e 3 e 10 de junho, tendo início sempre às 14h00 no lugar da Cruz dos Canastreiros.

Beco: Feira da Cereja 2018 na Cruz dos Canastreiros

Pretende divulgar um evento da sua localidade ou associação?

Na OvoTV pode fazê-lo GRATUITAMENTE, não tendo de pagar para divulgarmos o seu evento, desde que o mesmo decorra no concelho de Ferreira do Zêzere.

Para enviar informação sobre o evento, por favor, contacte-nos

Quer receber as nossas notícias no seu email?
Assine para receber as últimas notícias publicadas na OvoTV
Pode cancelar os emails a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.