Bombeiros de Ferreira do Zêzere: 71 anos de história e serviço à comunidade

A 28 de abril de 1947 foi fundada a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere

0 126

A história da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere não deixa de estar associada a uma realidade que é a história dos “soldados da paz” no nosso país.

A história dos bombeiros como realidade é uma história de sucesso. Efetivamente, as suas raízes mais longínquas remontam, em Portugal, aos finais do século XIV. D. João I, através de Carta Régia, determinava que os carpinteiros e calafates deviam acorrer aos incêndios com seus machados e as mulheres com seus cântaros ou potes.

Carta Régia de D. João I
Carta Régia de D. João I

Apesar do Associativismo ter apenas surgido no século XIX, mais concretamente em 1868, a verdade é que o voluntariado existe desde tempos imemoriais. Em Lisboa, foi criada a Companhia de Voluntários Bombeiros, transformada, em 1880, na Associação de Bombeiros Voluntários de Lisboa, a mais antiga do País e ainda existente.

A conjuntura politica e social, que então se vivia permite explicar não só o surgir do Associativismo, no âmbito dos bombeiros, como o seu incremento nas décadas imediatas, fruto do espírito de solidariedade e do abnegado sentimento de fraternidade de um povo que foi sempre pequeno nos limites das suas fronteiras, mas grande na alma e nas suas raízes históricas.

Em pouco mais de três décadas foram criadas 82 Associações de Bombeiros Voluntários de cariz privado. Fez-se depois um percurso com vários marcos importantes, que refletem a capacidade de adaptação do setor, perante a evolução da sociedade.

A 28 de abril de 1947, enquanto a Europa se erguia, aos poucos, da devastadora II Guerra Mundial e a vizinha Espanha ainda curava as cicatrizes da Guerra Civil, um grupo de ferreirenses fundou a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere.

Bombeiros de Ferreira do Zêzere: 71 anos de história e serviço à comunidade
Cortejo de Oferendas a favor dos Bombeiros de Ferreira do Zêzere (1950)

No início não havia corpo de bombeiros, era só uma colectividade, tendo sido criado apenas em 1948 o 1º corpo activo de bombeiros, com os seguintes elementos:

José Nunes Laureano – 43 anos;
Joaquim Ribeiro Nunes – 21 anos;
Manuel Antunes Sousa – 27 anos;
Manuel Nunes Ferreira – 29 anos;
Joaquim Vicente Marques – 24 anos;
António Saraiva Galinha – 22 anos;
José António Alves Franco – 27 anos;
Daniel Lereno Menezes – 23 anos.

O primeiro quartel dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere ficava situado dentro da vila, na Rua D. Nuno Rodrigues e a primeira sirene foi montada no edifício da Câmara Municipal.

Bombeiros de Ferreira do Zêzere: 71 anos de história e serviço à comunidade

Entre 1948 e 1971, o corpo de bombeiros era constituído por cerca de 30 bombeiros, tendo em 1971, sido criado o primeiro corpo activo feminino com cerca de 12 elementos.

O primeiro telefone dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere estava colocado no Café do Salomão, que quando recebia uma chamada de incêndio, deslocava-se ao edifício da Câmara Municipal para tocar a sirene.

Caso fosse uma chamada de saúde, deslocava-se ao quartel para ir buscar uma ambulância para efetuar o serviço. Na época, quando soava a sirene para um incêndio, demorava cerca de 30 minutos até que saísse a primeira viatura.

Em 1971, o telefone foi transferido para a GNR, que se encarregava de chamar os voluntários para as diversas ocorrências. Na época eram efetuados, em média, três serviços de saúde por semana.

Bombeiros de Ferreira do Zêzere: 71 anos de história e serviço à comunidade

A 8 de julho de 1973 foi inaugurado o novo quartel situado na rua Alfredo Keil, que foi construído com donativos de sócios.

Em 1976 foram criadas as primeiras escalas de serviço, para determinar a que serviços poderiam ocorrer cada elemento.

A realidade atual é bem diferente do passado, sendo o serviço distribuído por escalas compostas por elementos profissionais e voluntários. Caso toque a sirene, a saída de uma viatura tarda apenas breves minutos.

Bombeiros de Ferreira do Zêzere: 71 anos de história e serviço à comunidade
Celebração do 70º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere

Para comemorar este 71º aniversário, irá decorrer, hoje, uma missa pelos sócios e bombeiros falecidos na Igreja Matriz de Ferreira do Zêzere pelas 17h00 e pelas 21h30, no quartel, uma entrega simbólica dos novos capacetes de proteção para incêndios urbanos e industriais.

Quer receber as nossas notícias no seu email?
Assine para receber as últimas notícias publicadas na OvoTV
Pode cancelar os emails a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.