Celebração do Dia Mundial do Ovo em Ferreira do Zêzere

0
110
Celebração do Dia Mundial do Ovo em Ferreira do Zêzere

Celebra-se na próxima sexta-feira, dia 12 de outubro, o Dia Mundial do Ovo, uma data imposta pela Comissão Internacional do Ovo com o objetivo de aumentar o consumo deste alimento de origem animal.

Durante muitos anos, o consumo de ovos – em particular da gema – foi associado a um aumento dos níveis de colesterol, ideia que caiu por terra bem recentemente, numa altura em que o ovo passou de besta a bestial e o seu consumo deixou de ter qualquer tipo de limites.

Apesar de ser um alimento comum na culinária portuguesa, são ainda muitas as pessoas que se mostram céticas quanto ao real efeito que este alimento tem no corpo e na saúde.

Sabe-se que não só não faz mal como até dá saúde. Além disso, é uma excelente fonte de proteína e a aminoácidos, sendo por isso uma escolha acertada por parte dos desportistas que não seguem um regime vegan.

Contudo, e como acontece com qualquer outro alimento, o consumo de ovos deve ser moderado e deve-se dar uma especial atenção ao seu estado e à forma como são confecionados. Não é pelo facto do ovo ser (agora) um alimento saudável que se pode comer frito, por exemplo.

Escolher ovos de origem biológica é sempre uma opção mais acertada, mas não faltam truques para saber qual a validade do ovo, um deles mete água, o outro implica a observação daquele fio branco que aparece junto à gema. Já agora, sabe o que é?

O consumo de ovos traz vários benefícios à saúde e um deles deve-se ao facto desta proteína animal melhorar os benefícios dos vegetais quando consumidos em conjunto, como concluiu no ano passado um estudo da Universidade do Indiana, nos Estados Unidos.

E se ainda não está convencido, deixamos-lhe aqui uma dúzia de bons motivos para comer mais ovos.

Doze motivos para comer mais ovos

São a chave de uma alimentação saudável e equilibrada e um dos principais aliados nutricionais da saúde, sendo uma das fontes de proteína de alta qualidade.

Falamos dos ovos e de todos os benefícios que portam para a saúde, embora sejam ainda muitas as pessoas que olham com ceticismo para o consumo variado deste alimento.

Além de atenuar os efeitos da perda de massa muscular, de fornecer nutrientes fundamenais para o funcionamento do organismo (como as vitaminas A, B2, B12, D e E e os minerais como fósforo, selénio, ferro, iodo e zinco) e de ser uma das melhores fontes de ácido oleico, são doze os principais motivos para se comer mais ovos:

  1. Fortalece os músculos;
  2. Ajuda a melhorar a função cerebral e a memória;
  3. Ajuda o corpo a produzir a energia necessária;
  4. Contribui para manter o bom funcionamento do sistema imunológico;
  5. Reduz o risco de doenças coronárias;
  6. Ajuda no desenvolvimento saudável do bebé durante a gravidez;
  7. Melhora a saúde ocular;
  8. Impulsiona a perda de peso;
  9. Mantém a aparência saudável;
  10. É um dos alimentos mais versáteis;
  11. É também fácil e rápido de cozinhar;
  12. São uma ótima escolha para qualquer orçamento.

Dia Mundial do Ovo em Ferreira do Zêzere

No dia 12 de outubro (sexta-feira), celebra-se o dia mundial do ovo e Ferreira do Zêzere – Capital do Ovo associou-se às comemorações.

Quem se deslocar aos restaurantes do concelho (aderentes da iniciativa) nesse dia, terá uma agradável surpresa, as entradas à base de ovo são gratuitas. Associaram-se também à iniciativa alguns estabelecimentos na vertente Tapas&doces onde é possível “petiscar” o ovo de várias formas como petisco de balcão ou saborear a doçaria à base de ovo cada vez mais conhecida neste concelho, onde se destaca a Tigelada de Ferreira do Zêzere.

Esta comemoração conta com o apoio das empresas produtoras de ovos do concelho, Zezerovo e Uniovo.

No concelho existirão ainda outras iniciativas, como é o caso de uma noite cultural que terá lugar no Cine-teatro, dedicada também a esta temática.

Venha até Ferreira do Zêzere no Dia Mundial do Ovo!

Pretende divulgar um evento da sua localidade ou associação?

Na OvoTV pode fazê-lo GRATUITAMENTE, não tendo de pagar para divulgarmos o seu evento, desde que o mesmo decorra no concelho de Ferreira do Zêzere.

Para enviar informação sobre o evento, por favor, contacte-nos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here