in , ,

Ferreira do Zêzere entre os cem municípios com melhor eficiência financeira

Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é considerado a “bíblia” do poder local no nosso país

Ferreira do Zêzere entre os cem municípios com melhor eficiência financeira

Ferreira do Zêzere é um dos cem municípios com melhor eficiência financeira do nosso país, sendo a informação divulgada na edição de 2016 do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.

João Carvalho, professor universitário e presidente do colégio de contabilidade pública da Ordem dos Contabilistas Certificados, é o coordenador deste estudo, na companhia de Maria José Fernandes, Pedro Camões e Susana Jorge, que já se tornou uma referência na radiografia das contas das autarquias locais em Portugal, sendo por muitos considerado a “bíblia” do poder local no nosso país.

Trata-se da 13ª edição do Anuário dos Municípios, uma publicação iniciada em 2005 e que teve, desde sempre, o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados, em estreita colaboração com o Tribunal de Contas, o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e a Universidade do Minho.

Ferreira do Zêzere, na lista de municípios com melhor índice de liquidez e liderada pelo concelho de Portel, surge em 10° lugar, com um índice de 1111%.

Este indicador relaciona as dívidas a receber a curto prazo e os valores monetários disponíveis com as dívidas a pagar a curto prazo, permitindo verificar se um município terá ou não dificuldades em pagar os seus compromissos de curto prazo, bem como determinar o correspondente grau de cobertura financeira das dívidas relacionadas com estes compromissos.

Na lista dos municípios que apresentam menor volume de despesas pagas com transferências correntes e de capital e subsídios em 2016, a lista é liderada pelo Município do Corvo, enquanto Ferreira do Zêzere ocupa o 34º lugar.

Na lista de municípios com grau de execução de receitas liquidadas superior ou igual ao despesas comprometidas, Ferreira ocupa o 108º lugar entre os municípios que tentaram acautelar a imprevisibilidade de cobrança da receita liquidada e que menos propensões apresentam para a existência de dívida de curto prazo.

Entre os municípios com menor Prazo Médio de Pagamentos, Ferreira do Zêzere ocupa o 22º lugar, numa lista liderada pelo Município de Santana.

Na lista de municípios com Menores Resultados líquidos (valores absolutos), a Capital do Ovo ocupa o 39º lugar em termos nacionais, com a lista a ser liderada pelo Município de Barcelos.

Assim, no Ranking Global dos municípios de pequena dimensão integrados na lista dos 100 melhor classificados globalmente, Ferreira do Zêzere aparece em 51º lugar, depois de em 2015 ter ocupado o 95º lugar, sendo 5º classificado  no Ranking Global dos municípios do Distrito de Santarém com melhor pontuação global, valores que permitem ao nosso município encontrar-se entre os cem melhores a nível nacional.

Ferreira do Zêzere entre os cem municípios com melhor eficiência financeira

Para consultar o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2016, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Coligação CDS / Nós Cidadãos apresenta esta noite candidatos ao Município e Juntas

Coligação CDS / Nós Cidadãos apresenta esta noite candidatos ao Município e Juntas

Voto de protesto contra os CTT aprovado por unanimidade

Voto de protesto contra os CTT aprovado por unanimidade