Ferreira do Zêzere não foi mesa apurada nas 7 Maravilhas à Mesa

Tomar e Constância tiveram mesas apuradas para as 49 pré-finalistas

0 48

Ferreira do Zêzere era uma das 182 mesas de norte a sul do país candidatas às 7 Maravilhas à Mesa, no entanto, a mesa da Capital do Ovo não foi apurada como uma das 49 pré-finalistas, sendo apuradas 7 por cada região.

Entre os pratos emblemáticos que representavam a mesa de Ferreira do Zêzere, encontrava-se o Peixe do Rio acompanhado com migas e do Leitão à Ferreirense.

Na mesa podia-se encontrar também alguns petiscos como é o caso dos já famosos ovos mexidos com lagostim e a tradicional morcela de arroz, tudo acompanhado com o belo azeite da região.

Associados à mesa estão encontravam-se o roteiro Lago Azul – Dornes – Avecasta e a experiência de Wakeboard no Zêzere.

A região do Médio Tejo está representada nas pré-finais das 7 Maravilhas à Mesa, com duas mesas a concurso, a Mesa dos Templários de Tomar e a Mesa de Constância.

Na Mesa dos Templários de Tomar, promovida pelo Município de Tomar, preparada com base na herança dos templários, com um legado histórico excecional e um saber fazer único, encontra-se o cabrito, prato dos dias festivos, temperado e assado de acordo com os preceitos tradicionais.

O pão, cozido em forno de lenha, evoca a força telúrica do lugar e o vinho é Templário no nome, mas também na fraternidade a que convida o seu excelso sabor. O azeite convoca a tradição secular e o olival que povoava a antiga cerca dos freires de Cristo.

Ferreira do Zêzere não foi mesa apurada nas 7 Maravilhas à Mesa
Mesa dos Templários de Tomar

Na Mesa de Constância, promovida pelo Município de Constância, preparada num encontro inspirador desta vila ribeirinha onde o romance galga as margens e na cumplicidade gerada pelas ruas estreitas e floridas do centro histórico percorridas por aqueles que visitam o Ribatejo em busca dos sabores únicos e tradicionais da região, encontra-se o Lombinho de Fataça com Açorda de Ovas e Coentros e o Javali de caça, pratos que são uma verdadeira assinatura ribatejana.

Ferreira do Zêzere não foi mesa apurada nas 7 Maravilhas à Mesa
Mesa de Constância

Estes pratos são acompanhados com uma nobre carta de vinhos, onde os Ribatejanos estão igualmente em destaque, como o premiado Casal da Coelheira Rosé e quando o aconchego do Mel Mil Flores não provoca “borboletas no estômago”.

Quer receber as nossas notícias no seu email?
Assine para receber as últimas notícias publicadas na OvoTV
Pode cancelar os emails a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.