Ferreira do Zêzere não foi mesa apurada nas 7 Maravilhas à Mesa

0
39
Ferreira do Zêzere não foi mesa apurada nas 7 Maravilhas à Mesa

Ferreira do Zêzere era uma das 182 mesas de norte a sul do país candidatas às 7 Maravilhas à Mesa, no entanto, a mesa da Capital do Ovo não foi apurada como uma das 49 pré-finalistas, sendo apuradas 7 por cada região.

Entre os pratos emblemáticos que representavam a mesa de Ferreira do Zêzere, encontrava-se o Peixe do Rio acompanhado com migas e do Leitão à Ferreirense.

Na mesa podia-se encontrar também alguns petiscos como é o caso dos já famosos ovos mexidos com lagostim e a tradicional morcela de arroz, tudo acompanhado com o belo azeite da região.

Associados à mesa estão encontravam-se o roteiro Lago Azul – Dornes – Avecasta e a experiência de Wakeboard no Zêzere.

A região do Médio Tejo está representada nas pré-finais das 7 Maravilhas à Mesa, com duas mesas a concurso, a Mesa dos Templários de Tomar e a Mesa de Constância.

Na Mesa dos Templários de Tomar, promovida pelo Município de Tomar, preparada com base na herança dos templários, com um legado histórico excecional e um saber fazer único, encontra-se o cabrito, prato dos dias festivos, temperado e assado de acordo com os preceitos tradicionais.

O pão, cozido em forno de lenha, evoca a força telúrica do lugar e o vinho é Templário no nome, mas também na fraternidade a que convida o seu excelso sabor. O azeite convoca a tradição secular e o olival que povoava a antiga cerca dos freires de Cristo.

Ferreira do Zêzere não foi mesa apurada nas 7 Maravilhas à Mesa
Mesa dos Templários de Tomar

Na Mesa de Constância, promovida pelo Município de Constância, preparada num encontro inspirador desta vila ribeirinha onde o romance galga as margens e na cumplicidade gerada pelas ruas estreitas e floridas do centro histórico percorridas por aqueles que visitam o Ribatejo em busca dos sabores únicos e tradicionais da região, encontra-se o Lombinho de Fataça com Açorda de Ovas e Coentros e o Javali de caça, pratos que são uma verdadeira assinatura ribatejana.

Ferreira do Zêzere não foi mesa apurada nas 7 Maravilhas à Mesa
Mesa de Constância

Estes pratos são acompanhados com uma nobre carta de vinhos, onde os Ribatejanos estão igualmente em destaque, como o premiado Casal da Coelheira Rosé e quando o aconchego do Mel Mil Flores não provoca “borboletas no estômago”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here