in

Ferreira do Zêzere com selo de qualidade exemplar de água para consumo humano

Nova geração de prémios de excelência e selos de qualidade foi lançada este ano

Uma nova geração dos prémios de excelência e dos selos de qualidade que distinguem as entidades gestoras dos serviços de águas e resíduos foi lançada este ano.

A iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), organizada em parceria do jornal Água&Ambiente, tem como objetivo identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos e assim contribuir para a melhoria dos setores.

Os “Prémios e selos dos serviços de águas e resíduos” pretendem também evidenciar a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas, e sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas.

Indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, reciclagem de resíduos de recolha seletiva, resposta a reclamações e cobertura de gastos são alguns dos parâmetros que são avaliados.

A atribuição das distinções relativas ao sector da Água (serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas) foi realizada na Cerimónia solene de entrega dos prémios e selos dos serviços de águas e resíduos (vertente águas), no passado dia 8 deste mês, no âmbito da 12.ª Expo Conferência da Água, que decorreu no Sana Malhoa Hotel em Lisboa.

De entre as entidades que se distinguiram por assegurar o cumprimento, no último ano de avaliação regulatória (2016), de um conjunto de critérios, previstos no regulamento dos Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos (vertente águas), o Município de Ferreira do Zêzere alcançou o “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”.

No distrito de Santarém foi distinguidas, além da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, a Câmara Municipal de Constância e a Câmara Municipal do Sardoal, assim sete empresas e/ou serviços municipalizados: Águas de Lisboa e Vale do Tejo, Águas de Ourém, Águas de Santarém, Águas do Ribatejo, Luságua Alcanena, SMAS de Abrantes e SMAS de Tomar.

Em representação do Município de Ferreira do Zêzere e para receção do Selo de Qualidade, esteve presente o Engenheiro do Ambiente Hugo Azevedo.

Ferreira do Zêzere com selo de qualidade exemplar de água para consumo humano

Crédito das Fotos: António Freitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PetMaxi obtém certificação IFS FOOD - International Feature Standards

PetMaxi obtém certificação IFS FOOD – International Feature Standards

Tiago Vieira chamado à Seleção Distrital de Santarém

Tiago Vieira chamado à Seleção Distrital de Santarém