Nova escultura do parque da Odder Hojskole na Dinamarca tem a assinatura de jovem artista Ferreirense

"a escultura é como um poema"

0 91

Na sequência de um intercâmbio promovido entre o município de Ferreira do Zêzere e a Odder Hojskole na Dinamarca, o jovem ferreirense Samuel Silva, após um período de seleção, teve a oportunidade de fazer uma residência artística entre agosto e dezembro de 2017.

A residência decorreu no Campus desta escola dinamarquesa, com todas as despesas de transporte, materiais, alojamento, refeições, e verba financeira (pocket Money) suportadas pelo projeto.

Samuel trabalhou noite e dia para completar a sua bela escultura, que é uma interpretação do outono de 2017 e da vida na Odder Højskole.

Na Inauguração, realizada no dia 15 de dezembro, o jovem artista afirmou que “a sua escultura é como um poema e completamente aberto à interpretação. Cada vez que se move em torno das partes, novas formas são criadas para serem capturadas. Como momentos. Temos de capturá-los e nunca esquecer”.

Nova escultura do parque da Odder Hojskole na Dinamarca tem a assinatura de jovem artista Ferreirense

A peça final de arte tornar-se-á agora parte integrante de um parque de esculturas desenvolvido por jovens artistas de todo o mundo.

Samuel Silva é um jovem ferreirense licenciado em escultura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL).

Ao longo do seu percurso académico trabalhou com os mais diversos materiais e realizou esculturas em gesso, cerâmica / barro, plástico / resina, pedra, madeira e metal.

Posteriormente fez uma especialização em cerâmica, concluindo com sucesso o Curso de Técnico de Cerâmica Criativa no Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica(CENCAL), nas Caldas da Rainha.

Nova escultura do parque da Odder Hojskole na Dinamarca tem a assinatura de jovem artista Ferreirense

Depois deste curso, teve a oportunidade de trabalhar em vários locais e ambientes, mas sempre com duas premissas: criar e aprender! Objetivo que considero ter sempre cumprido.

Desta forma, cumpre-se a primeira fase do projeto com sucesso. O próximo passo será a vinda de jovens estudantes Dinamarqueses a Ferreira do Zêzere no próximo verão para o desenvolvimento de um documentário em vídeo sobre a Albufeira de Castelo do Bode e energias renováveis.

Quer receber as nossas notícias no seu email?
Assine para receber as últimas notícias publicadas na OvoTV
Pode cancelar os emails a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.