Recolha de Sangue na Biblioteca Municipal

Registe-se como Dador de Medula Óssea

0 27

O Serviço de ImunoHemoTerapia do Hospital de Tomar vai efetuar uma recolha de sangue, no próximo dia 4 de fevereiro, entre as 09h30 e as 13h, durante a 19ª Feira de São Brás, na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere, assim como efetuar o Registo de Dadores de Medula. Compareça, ajude a salvar vidas.

Mas será que posso dar sangue?

Podem dar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos.

Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos, fazendo-se sempre acompanhar do Cartão de Cidadão e do Cartão de Dador.

Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes ao ano) e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes ao ano), sem nenhum prejuízo para si próprios.

Dar sangue não engorda, não enfraquece e não causa habituação. A dádiva de sangue não deve ser efectuada em jejum – deve-se tomar, por exemplo, uma sanduíche e um sumo.

O candidato a dador é sempre observado pelo médico, que avalia o seu estado de saúde mediante a história clínica e os seus hábitos de vida.

A entrevista médica tem como objectivo salvaguardar a saúde do próprio dador, bem como a saúde do doente que irá receber o sangue.

Depois da história clínica, o dador é submetido a um exame sumário com medição do pulso, da tensão arterial e doseamento da hemoglobina, para ver se os glóbulos vermelhos são suficientes para dar sangue sem prejuízo para a sua saúde.

Se houver alguma anomalia o dador poderá ser suspenso temporária ou definitivamente, dependendo da situação.

Devido ao comportamento e ao estilo de vida, algumas pessoas não devem dar sangue por estarem mais expostas a determinados agentes infecciosos, que podem comprometer a segurança da transfusão.

Recolha de Sangue na Biblioteca Municipal

Quer receber as nossas notícias no seu email?
Assine para receber as últimas notícias publicadas na OvoTV
Pode cancelar os emails a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.