Ti João dos Gelados faria hoje 90 anos (c/ vídeo)

0
43
Ti João dos Gelados faria hoje 90 anos

A 7 de fevereiro de 1928, Ferreira do Zêzere via nascer João Roberto, mais conhecido Ti João das Castanhas ou Ti João dos Gelados, consoante a época do ano. Faria hoje 90 anos de idade

Uma das figuras mais ilustres e carismáticas do concelho de Ferreira do Zêzere, vendeu castanhas e deliciosos gelados ao longo de 60 anos.

Segundo alguns relatos, vendeu o primeiro gelado, supostamente, no dia 9 de maio de 1954. Digo “supostamente” porque, ao que parece, terá sido numa Quinta-feira da Ascensão, numa Festa em Areias.

Porém, o dia 9 de maio de 1954 foi a um domingo…

No ano de 1954, a Quinta-feira da Ascensão foi no dia 27 de maio, pelo que acredito mais que terá sido esse o primeiro dia em que o Sr. João Roberto terá iniciado a sua atividade.

Começou com uma bicicleta mas, em 1960 comprou uma motorizada que adaptou ao seu ofício e que todos nós conhecíamos muito bem.

Foi também um poeta popular, com um livro editado, de seu título “Histórias que refrescam a alma e aquecem o coração”, que se encontra à venda no posto de turismo de Ferreira do Zêzere e que retrata, em versos, o percurso da sua vida e da arte de fazer gelados (receita caseira que só o Ti João conhecia) e também de assar castanhas de terra em terra, nos duros invernos, entre o norte do ribatejo e beira baixa.

Ti João dos Gelados faria hoje 90 anos
João Roberto, mais conhecido Ti João dos Gelados e um grupo de soldados do Exército

Faleceu no dia 1 de outubro de 2015, vítima de doença prolongada, e deixa-nos uma eterna saudade.

Obrigado Ti João pelo grande exemplo de simplicidade e humildade que nos deixou.

Texto de Luís Graça, copiado com respetiva autorização do seu perfil na rede social Facebook, com algumas alterações de editor

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here