Ti João dos Gelados faria hoje 90 anos
in ,

Ti João dos Gelados faria hoje 90 anos (c/ vídeo)

Foi uma das figuras mais ilustres e carismáticas do concelho de Ferreira do Zêzere

A 7 de fevereiro de 1928, Ferreira do Zêzere via nascer João Roberto, mais conhecido Ti João das Castanhas ou Ti João dos Gelados, consoante a época do ano. Faria hoje 90 anos de idade

Uma das figuras mais ilustres e carismáticas do concelho de Ferreira do Zêzere, vendeu castanhas e deliciosos gelados ao longo de 60 anos.

Segundo alguns relatos, vendeu o primeiro gelado, supostamente, no dia 9 de maio de 1954. Digo “supostamente” porque, ao que parece, terá sido numa Quinta-feira da Ascensão, numa Festa em Areias.

Porém, o dia 9 de maio de 1954 foi a um domingo…

No ano de 1954, a Quinta-feira da Ascensão foi no dia 27 de maio, pelo que acredito mais que terá sido esse o primeiro dia em que o Sr. João Roberto terá iniciado a sua atividade.

Começou com uma bicicleta mas, em 1960 comprou uma motorizada que adaptou ao seu ofício e que todos nós conhecíamos muito bem.

Foi também um poeta popular, com um livro editado, de seu título “Histórias que refrescam a alma e aquecem o coração”, que se encontra à venda no posto de turismo de Ferreira do Zêzere e que retrata, em versos, o percurso da sua vida e da arte de fazer gelados (receita caseira que só o Ti João conhecia) e também de assar castanhas de terra em terra, nos duros invernos, entre o norte do ribatejo e beira baixa.

Ti João dos Gelados faria hoje 90 anos
João Roberto, mais conhecido Ti João dos Gelados e um grupo de soldados do Exército

Faleceu no dia 1 de outubro de 2015, vítima de doença prolongada, e deixa-nos uma eterna saudade.

Obrigado Ti João pelo grande exemplo de simplicidade e humildade que nos deixou.

Texto de Luís Graça, copiado com respetiva autorização do seu perfil na rede social Facebook, com algumas alterações de editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Biblioteca Municipal celebra o 14º aniversário com iniciativas

Biblioteca Municipal celebra o 14º aniversário com iniciativas

Participe no Orçamento Participativo Portugal 2018