, , ,

Deputados do PS questionam Ministério da Saúde sobre Unidade de Saúde da Frazoeira

Desde 2014 que a Unidade de Saúde da Frazoeira tem vivido dias conturbados

Deputados do PS questionam Ministério da Saúde sobre Unidade de Saúde da Frazoeira

Na passada sexta-feira, dia 7 de julho, os Deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Santarém, entregaram na Assembleia da República uma pergunta dirigida ao Ministro da Saúde sobre a Unidade de Saúde da Frazoeira.

Hugo Costa, António Gameiro e Ilda Salvador Serrão consideram uma prioridade a defesa da qualidade e proximidade nos cuidados do serviço nacional de saúde.

Ao longo dos últimos anos e com as notícias reiteradas sobre o receio da população sobre o eventual encerramento da unidade de saúde da Frazoeira, na Freguesia de Nossa Senhora do Pranto, no concelho de Ferreira do Zêzere.

De acordo com dados apresentados, esta freguesia, em conjunto com a freguesia do Beco, apresenta cerca de 2000 habitantes, estando cerca de 1500 utentes inscritos na Unidade de Saúde.

Desde de junho de 2014, com a aposentação de um clínico, o atendimento das populações vem sendo prestado de forma irregular, o que tem levado a um conjunto de iniciativas da população, assim como a uma petição entregue na Assembleia da República, em março de 2016 e à qual o Governo respondeu que “continuarão a ser prestados médicos na Unidade de Saúde da Frazoeira através dos meus disponíveis no Agrupamentos de Centros de Saúde do Médio Tejo, assim como os Cuidados de Enfermagem que se mantêm assegurados todos os dias da semana, incluindo os domicílios”, acrescentando que a unidade de saúde contava, à época, com “médico três dias por semana” e que o encaminhamento dos utentes para a consulta de recurso da UCSP de Ferreira do Zêzere é acionada unicamente quando atingida a capacidade limite de resposta na Unidade de Saúde da Frazoeira.

Mas como a incerteza se tem apoderado da população das freguesias de Nossa Senhora do Pranto e Beco, em torno do futuro da Unidade de Saúde, os deputados pretendem assim questionar o Ministro da Saúde, Adalberto Campo Fernandes.

O Governo mantém a intenção de não encerrar a unidade de saúde da Frazoeira? Que soluções estão pensadas para colmatar a falta de médicos na unidade?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Festival ZêzereArts 2017

Festival ZêzereArts 2017

Campanha de Escavação na Gruta de Avecasta

Campanha de Escavação na Gruta de Avecasta