Vandalismo atinge candidaturas às Autárquicas
in

RaivaRaiva TristezaTristeza

Vandalismo atinge candidaturas às Autárquicas

Responsáveis podem ser punidos com pena de prisão até 1 ano ou pena de multa até 120 dias.

Diversos atos de vandalismo aconteceram ao longo da última semana, atingindo outdoors e meios publicitários de algumas candidaturas.

A primeira candidatura a ser atingida por este fenómeno foi a candidatura de Pedro Gonçalves, da lista, com a carrinha de difusão publicitária a ser alvo deste fenómeno.

A nossa carrinha de campanha foi esta madrugada vandalizada.Sabemos que a nossa candidatura incomoda alguns militantes das principais forças politicas concelhias, mas queremos que saibam que não nos vão demover de lutar por mais Ferreira do Zêzere. A nossa terra merece mais e nós lutaremos por isso…A cada acto de vandalismo, responderemos com mais ideias e projectos para o nosso concelho…

Publicado por Pedro Gonçalves em Quarta-feira, 13 de Setembro de 2017

Depois foram os cartazes de duas candidaturas em Chãos, da lista Nós Ferreirenses e da lista independente + Ferreira do Zêzere, como podemos ver na foto em destaque.

No entanto, os comentários de diversos cidadãos nas redes sociais não tardaram, considerando estas situações como “falta de respeito”, “são marcas que revelam bem a falta de valores ,de civismo e de democracia” e “falta de respeito pela diferença, atentado aos valores democráticos”.

De acordo com a Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais (Lei Orgânica n.º 1/2001, de 14 de agosto) é punido por lei quem, de alguma forma, danificar propaganda eleitoral afixada.

Eis o que diz o art.º 175.º:

“Dano em material de propaganda
1 -Quem roubar, furtar, destruir, rasgar, desfigurar ou por qualquer forma inutilizar ou tornar inelegível, no todo ou em parte, material de propaganda eleitoral ou colocar por cima dele qualquer outro material é punido com pena de prisão até 1 ano ou pena de multa até 120 dias.
2 -Não são punidos os factos previstos no número anterior se o material tiver sido afixado em casa ou em estabelecimento de agente sem o consentimento deste”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

8º Festival Internacional de Acordeon

8º Festival Internacional de Acordeon

Tesourinhos das Autárquicas em Ferreira do Zêzere

Tesourinhos das Autárquicas em Ferreira do Zêzere