Vila de Rei: qualidade da água com nota máxima em estudo da ERSAR

Sertã e Mação apresentam a percentagem mais baixa de água segura na região. Ferreira do Zêzere com qualidade de excelência

0
71
Vila de Rei: qualidade da água com nota máxima em estudo da ERSAR

Vila de Rei é um dos Municípios que surge em evidência no estudo da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, relativo ao controlo da qualidade da água por concelho, em 2017, apresentando a pontuação máxima no item “Água Segura”.

Com 100% das devidas análises realizadas (valor paramétrico fixado na legislação), a água no Concelho de Vila de Rei obteve sempre a pontuação máxima, comprovando a segurança e a qualidade da água que surge nas torneiras dos Vilarregenses.

O Presidente da Autarquia Vilarregense, Ricardo Aires, afirma que “o Município de Vila de Rei tem, ao longo dos últimos quatro anos, concretizado um forte investimento na captação, tratamento e distribuição da água. Os resultados dessa ação não podiam ser melhores, com Vila de Rei a surgir em destaque com pontuação de excelência atribuída no que respeita à sua segurança e qualidade.”

O Autarca Vilarregense destaca ainda que “para além da elevada qualidade da água disponível ao consumidor, é ainda de realçar que Vila de Rei apresenta um dos mais baixos preços de água ao consumidor a nível nacional. Desta forma, com o objetivo de manter a gestão do serviço de sistema de água no Concelho, com baixos preços e elevada qualidade, o Município decidiu não avançar para o Serviço Intermunicipal de Gestão do Sistema de Água em Baixa.”

Em termos do concelho de Ferreira do Zêzere, a percentagem de água segura é de 99,62%, um valor considerado de excelência e muito acima da média nacional – 98,72%.

Nos concelhos do nosso entorno, a Sertã é o único concelho abaixo da média nacional, com 98,09% de água segura.

Concelho% de Água Segura
Vila de Rei100%
Ourém99,82%
Alvaiázere99,64%
Ferreira do Zêzere99,62%
Tomar99,50%
Figueiró dos Vinhos99,47%
Sertã98,09%

Na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Constância e Vila Nova da Barquinha destacam-se ao lado de Vila de Rei no topo da tabela e no outro lado, Sertã e Mação ocupam os dois últimos lugares.

Concelho% de Água Segura
Vila de Rei100%
Constância100%
Vila Nova da Barquinha100%
Ourém99,82%
Sardoal99,77%
Alcanena99,74%
Abrantes99,73%
Torres Novas99,64%
Ferreira do Zêzere99,62%
Tomar99,50%
Entroncamento99,29%
Sertã98,09%
Mação97,80%

Em termos nacionais, apenas dois concelhos se destacam pela negativa, ficando abaixo dos 95%, sendo o penúltimo lugar ocupado por Trancoso com 94,16% e Sever do Vouga a ocupar o lugar mais baixo da tabela, com 93,76%.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here