9º ano e agora? Que curso seguir?

Por volta dos 15 anos, muitos jovens são confrontados com a primeira decisão profissional das suas vidas

0 117

Porque nem sempre é fácil decidir que curso seguir logo após o 9º ano e porque a oferta é variada de escola para escola, reunimos na OvoTV todas as propostas formativas dos estabelecimentos de ensino públicos, privados e profissionais de Ferreira do Zêzere e concelhos limítrofes.

Continuar no ensino regular? Ou iniciar desde já uma vertente mais prática através de um curso profissional? Técnico de Turismo Ambiental e Rural ou Técnico de Multimédia são algumas das muitas opções disponíveis. Em todas elas está vincada a possibilidade de ingresso no ensino superior, após a conclusão do 12º ano.

Toda a informação é também válida para quem já concluiu o 9º ano há algum tempo e pretende retomar os estudos. Algumas escolas disponibilizam ensino noturno e recorrente.

Em alguns cursos profissionais, as inscrições já estão abertas. No ensino regular, a época de matrículas está à porta. Não há tempo a perder.

Em Ferreira do Zêzere, a Escola Básica e Secundária Pedro Ferreiro tem sete ofertas: dois cursos científico-humanísticos: Ciências e Tecnologias e outro de Línguas e Humanidades; e cinco cursos profissionais: Técnico de Desporto, Técnico de Turismo Ambiental e Rural, Técnico de Apoio Psicossocial, Técnico Comercial e Técnico de Mecatrónica Automóvel.

9º ano e agora? Que curso seguir?

Em Alvaiázere, a Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira tem quatro ofertas: dois Cursos Científico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias e outro de Línguas e Humanidades; e dois cursos profissionais: Técnico de Audiovisuais e Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes.

Por sua vez, a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó tem duas ofertas profissionais: Técnico de Restaurante / Bar e Técnico de Cozinha / Pastelaria. A oferta desta escola extende-se a mais sete ofertas profissionais no Pólo do Avelar (Ansião): Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico de Informática de Gestão, Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, Técnico de Manutenção Industrial – Mecatrónica, Técnico de Comunicação, Marketing, Publicidade e Relações Públicas, Técnico de Gestão e Técnico de Turismo Ambiental e Rural.

Em Figueiró dos Vinhos, a Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos tem cinco ofertas: três Cursos Científico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades; e dois cursos profissionais: Técnico de Desporto e Técnico de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade.

Em Ourém, a Escola Básica e Secundária tem nove ofertas: quatro Cursos Científico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e outro de Artes Visuais; e cinco cursos profissionais: Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Análise Laboratorial, Técnico de Comunicação e Serviço Digital, Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e Técnico de Multimédia.

Por sua vez, o Centro de Estudos de Fátima tem sete ofertas: quatro Cursos Científico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e outro de Artes Visuais; e três cursos profissionais: Técnico de Instalações Elétricas, Técnico de Logística e Técnico de Multimédia.

Ainda em Ourém, o Conservatório de Música de Ourém e Fátima tem duas ofertas profissionais: Instrumentista de Sopro e de Percussão e Técnico de Construção de Instrumentos Musicais.

A Escola Profissional de Hotelaria de Fátima, também no concelho de Ourém, tem quatro ofertas profissionais: Técnico de Cozinha / Pastelaria, Técnico de Pastelaria / Padaria, Técnico de Restaurante / Bar e Técnico de Animação de Turismo.

Por sua vez, a Escola Profissional de Ourém tem cinco ofertas profissionais: Técnico de Manutenção Industrial – Mecatrónica Automóvel, Técnico de Produção Metalomecânica – Programação e Maquinação, Técnico de Apoio à Gestão, Técnico de Eletrónica, Automação e Comando e Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes.

Na Sertã, a Escola Secundária de Sertã tem sete ofertas: três Cursos Científico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades e outro de Artes Visuais; e quatro cursos profissionais: Técnico de Multimédia, Técnico de Eletrotecnia, Técnico de Comunicação e Serviços Digitais e Animador Sociocultural.

O Instituto Vaz Serra, em Cernache de Bonjardim, tem quatro ofertas: um curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologia e três cursos profissionais: Programador de Informática, Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Desporto.

Ainda pela Sertã, a Escola Tecnológica e Profissional da Sertã tem quatro ofertas profissionais: Técnico de Mecatrónica Automóvel, Técnico de Informática de Gestão, Técnico Administrativo e Técnico de Operações Turísticas.

Em Tomar, a Escola Secundária de Santa Maria do Olival tem sete ofertas: quatro Cursos Científico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e outro de Artes Visuais; e três cursos profissionais: Intérprete de Dança Contemporânea, Técnico de Turismo e Técnico de Multimédia.

Igualmente em Tomar, a Escola Secundária Jacome Ratton tem doze ofertas: : quatro Cursos Científico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e outro de Artes Visuais; e oito cursos profissionais: Técnico de Informática – Sistemas, Técnico de Apoio à Gestão, Técnico de Mecatrónica, Técnico de Desporto, Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, Técnico de Análise Laboratorial, Instrumentista de Sopros e Percussão e Curso de Interpretação. Estes dois últimos cursos são em realizados em parceria com a Canto Firme.

A Escola Profissional de Tomar tem quatro ofertas profissionais: Técnico de Artes Gráficas, Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, Técnico de Cozinha / Pastelaria e Técnico de Restaurante / Bar.

Em Vila de Rei, a Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal tem três ofertas: um curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologia e dois cursos profissionais: Técnico de Turismo Ambiental e Rural e Técnico de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade.

Ensino regular ou profissional?

Seguindo o convencional ensino regular, desenhado principalmente para anteceder o acesso ao Ensino Superior, os estudantes portugueses podem escolher um de quatro cursos científico-humanísticos, com a duração de três anos letivos: Ciências e Tecnologia, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais. Infelizmente nem todas as escolas secundárias disponibilizam as quatro áreas.

Ao optar por um curso profissional, que geralmente é financiado por fundos comunitários, os alunos frequentam igualmente três anos letivos, mas aliam a componente teórica à formação prática, em contexto profissional.

Algumas escolas chegam mesmo a celebrar parcerias com empresas da região onde inserem, tendo em vista o acolhimento dos formandos em estágios profissionais e a eventual integração no mercado de trabalho.

Em muitos casos, está prevista a atribuição de subsídio de transporte e de refeição aos formandos. Os cursos conferem a certificação escolar equivalente ao 12º ano e permitem o acesso ao Ensino Superior.

Quer receber as nossas notícias no seu email?
Assine para receber as últimas notícias publicadas na OvoTV
Pode cancelar os emails a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.