,

9º ano e agora? Que curso seguir?

Por volta dos 15 anos, muitos jovens são confrontados com a primeira decisão profissional das suas vidas

9º ano e agora? Que curso seguir?

Porque nem sempre é fácil decidir que curso seguir logo após o 9º ano e porque a oferta é variada de escola para escola, reunimos na OvoTV todas as propostas formativas dos estabelecimentos de ensino públicos, privados e profissionais de Ferreira do Zêzere e concelhos limítrofes.

Continuar no ensino regular? Ou iniciar desde já uma vertente mais prática através de um curso profissional? Técnico de Turismo Ambiental e Rural ou Técnico de Multimédia são algumas das muitas opções disponíveis. Em todas elas está vincada a possibilidade de ingresso no ensino superior, após a conclusão do 12º ano.

Toda a informação é também válida para quem já concluiu o 9º ano há algum tempo e pretende retomar os estudos. Algumas escolas disponibilizam ensino noturno e recorrente.

Em alguns cursos profissionais, as inscrições já estão abertas. No ensino regular, a época de matrículas está à porta. Não há tempo a perder.

Em Ferreira do Zêzere, a Escola Básica e Secundária Pedro Ferreiro tem sete ofertas: dois cursos científico-humanísticos: Ciências e Tecnologias e outro de Línguas e Humanidades; e cinco cursos profissionais: Técnico de Desporto, Técnico de Turismo Ambiental e Rural, Técnico de Apoio Psicossocial, Técnico Comercial e Técnico de Mecatrónica Automóvel.

9º ano e agora? Que curso seguir?

Em Alvaiázere, a Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira tem quatro ofertas: dois Cursos Científico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias e outro de Línguas e Humanidades; e dois cursos profissionais: Técnico de Audiovisuais e Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes.

Por sua vez, a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó tem duas ofertas profissionais: Técnico de Restaurante / Bar e Técnico de Cozinha / Pastelaria. A oferta desta escola extende-se a mais sete ofertas profissionais no Pólo do Avelar (Ansião): Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico de Informática de Gestão, Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, Técnico de Manutenção Industrial – Mecatrónica, Técnico de Comunicação, Marketing, Publicidade e Relações Públicas, Técnico de Gestão e Técnico de Turismo Ambiental e Rural.

Em Figueiró dos Vinhos, a Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos tem cinco ofertas: três Cursos Científico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades; e dois cursos profissionais: Técnico de Desporto e Técnico de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade.

Em Ourém, a Escola Básica e Secundária tem nove ofertas: quatro Cursos Científico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e outro de Artes Visuais; e cinco cursos profissionais: Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Análise Laboratorial, Técnico de Comunicação e Serviço Digital, Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e Técnico de Multimédia.

Por sua vez, o Centro de Estudos de Fátima tem sete ofertas: quatro Cursos Científico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e outro de Artes Visuais; e três cursos profissionais: Técnico de Instalações Elétricas, Técnico de Logística e Técnico de Multimédia.

Ainda em Ourém, o Conservatório de Música de Ourém e Fátima tem duas ofertas profissionais: Instrumentista de Sopro e de Percussão e Técnico de Construção de Instrumentos Musicais.

A Escola Profissional de Hotelaria de Fátima, também no concelho de Ourém, tem quatro ofertas profissionais: Técnico de Cozinha / Pastelaria, Técnico de Pastelaria / Padaria, Técnico de Restaurante / Bar e Técnico de Animação de Turismo.

Por sua vez, a Escola Profissional de Ourém tem cinco ofertas profissionais: Técnico de Manutenção Industrial – Mecatrónica Automóvel, Técnico de Produção Metalomecânica – Programação e Maquinação, Técnico de Apoio à Gestão, Técnico de Eletrónica, Automação e Comando e Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes.

Na Sertã, a Escola Secundária de Sertã tem sete ofertas: três Cursos Científico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades e outro de Artes Visuais; e quatro cursos profissionais: Técnico de Multimédia, Técnico de Eletrotecnia, Técnico de Comunicação e Serviços Digitais e Animador Sociocultural.

O Instituto Vaz Serra, em Cernache de Bonjardim, tem quatro ofertas: um curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologia e três cursos profissionais: Programador de Informática, Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Desporto.

Ainda pela Sertã, a Escola Tecnológica e Profissional da Sertã tem quatro ofertas profissionais: Técnico de Mecatrónica Automóvel, Técnico de Informática de Gestão, Técnico Administrativo e Técnico de Operações Turísticas.

Em Tomar, a Escola Secundária de Santa Maria do Olival tem sete ofertas: quatro Cursos Científico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e outro de Artes Visuais; e três cursos profissionais: Intérprete de Dança Contemporânea, Técnico de Turismo e Técnico de Multimédia.

Igualmente em Tomar, a Escola Secundária Jacome Ratton tem doze ofertas: : quatro Cursos Científico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e outro de Artes Visuais; e oito cursos profissionais: Técnico de Informática – Sistemas, Técnico de Apoio à Gestão, Técnico de Mecatrónica, Técnico de Desporto, Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, Técnico de Análise Laboratorial, Instrumentista de Sopros e Percussão e Curso de Interpretação. Estes dois últimos cursos são em realizados em parceria com a Canto Firme.

A Escola Profissional de Tomar tem quatro ofertas profissionais: Técnico de Artes Gráficas, Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, Técnico de Cozinha / Pastelaria e Técnico de Restaurante / Bar.

Em Vila de Rei, a Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal tem três ofertas: um curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologia e dois cursos profissionais: Técnico de Turismo Ambiental e Rural e Técnico de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade.

Ensino regular ou profissional?

Seguindo o convencional ensino regular, desenhado principalmente para anteceder o acesso ao Ensino Superior, os estudantes portugueses podem escolher um de quatro cursos científico-humanísticos, com a duração de três anos letivos: Ciências e Tecnologia, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais. Infelizmente nem todas as escolas secundárias disponibilizam as quatro áreas.

Ao optar por um curso profissional, que geralmente é financiado por fundos comunitários, os alunos frequentam igualmente três anos letivos, mas aliam a componente teórica à formação prática, em contexto profissional.

Algumas escolas chegam mesmo a celebrar parcerias com empresas da região onde inserem, tendo em vista o acolhimento dos formandos em estágios profissionais e a eventual integração no mercado de trabalho.

Em muitos casos, está prevista a atribuição de subsídio de transporte e de refeição aos formandos. Os cursos conferem a certificação escolar equivalente ao 12º ano e permitem o acesso ao Ensino Superior.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Viaturas elétricas para apoio aos cuidados da saúde

Viaturas elétricas para apoio aos cuidados da saúde

Administração da Prado Karton pede insolvência da empresa

Administração da Prado Karton pede insolvência da empresa