Comemoração do Dia dos Avós
in

Comemoração do Dia dos Avós

Dia é uma homenagem ao dia de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus Cristo

De forma a assinalar o Dia dos Avós (26 de julho), a animadora Dulce Silva da Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere, desenvolveu várias atividades para assinalar este dia com os grupos de ATL da Santa Casa da Misericórdia, Centro Paroquial de Ferreira do Zêzere e CRIFZ.

Na sala infanto-juvenil estão expostas as bengalas feitas pelos alunos do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere, no âmbito dos contos partilhados com crianças e idosos dos lares e centros de dia do concelho.

Comemoração do Dia dos Avós

A data visa reverenciar todos os avós, pela dedicação e importância para a família.

A data comemorativa, assinalada anualmente, é uma homenagem ao dia de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus Cristo, considerados os padroeiros dos avós, na tradição católica.

O Dia de São Joaquim sofreu algumas alterações. Ele foi inicialmente celebrado em 20 de março, e alguns anos depois foi transferida para o dia 16 de agosto.

O responsável pela troca definitiva na data foi o Papa Paulo VI, que determinou que a data seria celebrada em 26 de julho.

Santa Ana é considerada como sendo a padroeira das mulheres grávidas e também daqueles que desejam ter filhos. Ela morreu quando Maria tinha apenas 3 anos de idade.

Santa Ana e São Joaquim são considerados os padroeiros das avós e avôs.

É cada vez mais comum que avós cuidem dos netos enquanto os pais trabalham. O aumento na expectativa de vida leva a uma maior vivência no papel de avós.

E a importância dele é comprovada por estudos: uma pesquisa afirma que avós amorosos deram aos seres humanos vantagem evolutiva de sobrevivência sobre as demais espécies.

Cuidar dos netos enquanto os pais estão no trabalho, fornecendo recursos financeiros e apoio emocional, são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais expressam seu amor.

Diversas evidências das tradicionais sociedades humanas foram observadas por pesquisadores, que chegaram à conclusão de que a presença dos avós pode aumentar substancialmente as chances de uma criança sobreviver durante a infância e ajudar a manter os jovens em forma e saudáveis.

A capacidade de escuta dos avós ainda ajuda crianças e adolescentes a passarem por períodos difíceis.

Para os avós esta relação também é importante. As pesquisas apontam que aqueles que tomam conta de seus netos apresentam uma maior probabilidade de manterem-se fisicamente ativos nos anos seguintes.

Estar perto de filhos ou netos têm efeitos extremamente positivos, tanto emocional quanto fisicamente, sobre a saúde dos pais idosos. Netos que rotineiramente vivem em torno de seus avós idosos irão notar mudanças em sua saúde com mais facilidade, incentivando-os a procurar um médico mais cedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conheça os candidatos do Partido Socialista às juntas de freguesia

Conheça os candidatos do Partido Socialista às juntas de freguesia

Partido Social Democrata vai apresentar candidatos às Autárquicas 2017

Partido Social Democrata vai apresentar candidatos às Autárquicas 2017