Dia Europeu da Internet Segura assinalado pela GNR e Microsoft

0
78
Dia Europeu da Internet Segura assinalado pela GNR e Microsoft

A partir de hoje e até sexta-feira, dia 9 de fevereiro, o Dia Europeu da Internet Segura é promovido pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e Microsoft Portugal, em todo o país, através várias ações de sensibilização para as “boas práticas” da navegação online.

Sob o lema “Cria e partilha com responsabilidade: Uma internet melhor começa contigo”, este é o quinto ano que a GNR e a Microsoft em parceria, organizam uma campanha que terá como público alvo as crianças e jovens, os encarregados de educação, a população sénior e agentes educativos.

Recordam os promotores da iniciativa que em 2017, no âmbito do Dia Europeu da Internet Segura foram sensibilizados 75 mil alunos, em 130 escolas, tendo sido realizadas 897 sessões de esclarecimento para estudantes e, 62 sessões para seniores, com o apoio de 850 voluntários.

Durante o ano de 2017 foram registados 641 crimes informáticos, menos 370 do que no ano de 2016, pelo que relativamente a outros crimes relacionados com o meio informático, como é o exemplo das 2.293 burlas (menos 878) e das 70 extorsões (menos 28), pode-se constatar uma redução comparativamente ao ano transato.

Para esta ano de 2018, o objetivo dos promotores é chegar a mais de 90 mil alunos em 250 escolas, através da realização de 550 sessões, com o apoio de 1.000 voluntários. Dada a crescente utilização da internet, por parte dos seniores, esperam os promotores realizar 200 sessões com este público alvo.

Refira-se que as ações de sensibilização serão realizadas por militares e por voluntários da Microsoft Portugal, que irão abordar, no âmbito do Dia Europeu da Internet Segura, temas como o cyberbullying, o furto de identidade, a privacidade, a incorreção das fontes de informação, os vírus informáticos e a dependência da internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here