in

Gosto

Ferreira do Zêzere é o primeiro em 10 destinos de natureza que são verdadeiros tesouros

Segundo a Trivago, Ferreira do Zêzere é o destino com maior ascensão em Portugal

Ferreira do Zêzere é o primeiro em 10 destinos de natureza que são verdadeiros tesouros

Com base nos quatro milhões de pesquisas efetuadas todos os dias no comparador de preços Trivago, fomos à procura dos destinos em ascensão em Portugal.

Aqueles locais que, apesar da sua dimensão, têm conquistado o coração de cada vez mais portugueses. E embora os dados sejam de maio, os dados mantêm-se atuais.

Assim foi possível descobrir 10 locais magníficos que representam de forma ímpar a profunda riqueza da Natureza e Cultura em Portugal, sendo que três destes locais se situam na região do Médio Tejo.

Venha conhecer então os outros nove locais que acompanham Ferreira do Zêzere nesta lista, começando pelo fundo da lista e por uma localidade aqui tão perto.

10. Sertã

Sertã - Ponte da Carvalha
Sertã – Ponte da Carvalha

Localizada no distrito de Castelo Branco, a Sertã é uma encantadora vila portuguesa, com pouco mais de 5 mil habitantes. Banhada pela Ribeira da Sertã e pela Ribeira do Amioso, Sertã localiza-se num vale xistoso, rodeado por uma ampla área florestal.

Para os fãs de atividades culturais, é possível encontrar vestígios de arte rupestre, descobrir o Castelo da Sertã e explorar diversas igrejas, capelas e pontes que caraterizam o concelho.

Para aproveitar ao máximo o contacto com a natureza intacta, podem optar por relaxar numa das quatro praias fluviais da Sertã ou descobrir as paisagens de cortar a respiração, proporcionadas pelos vários percursos pedestres oferecidos.

9. Alcobaça

Alcobaça - Mosteiro de Alcobaça
Alcobaça – Mosteiro de Alcobaça

Quando se fala em Alcobaça é possível que as primeiras imagens que associa ao município sejam o Mosteiro de Alcobaça e a Batalha de Aljubarrota. Mas Alcobaça é muito mais do que isso.

O castelo, vários palacetes, o Museu do Vinho e o Museu da Faiança, bem como a Mata Nacional do Vimeiro e a Serra d’Aire e Candeeiros são só alguns dos incríveis locais que poderá visitar.

Se passear não é o seu forte, pode também optar por passar as férias numa das nove praias do concelho.

8. Golegã

Golegã - Feira do Cavalo

Golegã é, sem dúvida, um destino para os amantes da natureza. Considerada Reserva da Biosfera pela UNESCO, esta zona é conhecida pelas deslumbrantes paisagens, dominadas por salgueiros e plantas aquáticas, assim como pela presença de diversas espécies animais.

Aqui poderá desbravar e descobrir a Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, onde os caudais do Almonda e do Tejo se juntam.

Conhecida também pela sua paixão por cavalos, Golegã é uma região onde o cavalo está profundamente enraizado. Em novembro poderá galopar até à Feira Nacional do Cavalo, mas se visita Golegã noutra altura do ano há várias quintas para explorar e deixar-se inspirar.

7. Vila Nova de Foz Côa

Vila Nova de Foz Côa - Gravuras Rupestres
Vila Nova de Foz Côa – Gravuras Rupestres

Vila Nova de Foz Côa tem o mais famoso conjunto de gravuras rupestres em Portugal. Mas engana-se quem pensa que este é o único motivo para visitar o município.

Incluída na região do Alto Douro Vinhateiro, considerado Património da Humanidade pela UNESCO, Vila Nova de Foz Côa oferece uma vista deslumbrante sobre o Douro. Aproveite para fazer uma caminhada e visitar pelo menos um dos oito miradouros. Prometemos que não se vai arrepender.

6. Vila Verde

Vila Verde - Igreja de Santo António em Ponte de Lima
Vila Verde – Igreja de Santo António em Ponte de Lima

Localizada em Braga, no coração do Minho, Vila Verde é uma paragem obrigatória para quem quer descobrir mais sobre o artesanato português.

Os famosos Lenços dos Namorados são o principal símbolo do concelho, mas os artigos em linho, a tecelagem em trapos, as miniaturas e brinquedos em madeira, os instrumentos musicais, a olaria e a cerâmica também fazem parte da cultura local

Para aqueles que preferem explorar a natureza, é possível passear nas margens dos rios Cávado e Homem, fazer pesca, canoagem ou praia.

5. Mirandela

Mirandela - Ponte Medieval

Famosa pela sua gastronomia, Mirandela é um convite para experienciar o melhor da vida. Cozinha rica, património cultural e natural ímpares, passeios, festas e romarias. Esta cidade vai surpreendê-lo.

Das Festas em honra de Nossa Senhora do Amparo (que se realizam em final de Julho), à zona antiga da cidade, passando pelo Castelo de Mirandela, aos muitos miradouros, parques e matas, aqui há muito para ver e descobrir. Nas redondezas, a aldeia típica de Romeu merece uma visita .

Mirandela é um concelho vivo. O nosso conselho? Viva-o.

4. Porto de Mós

Porto de Mós - Grutas de Mira de Aire
Porto de Mós – Grutas de Mira de Aire

Localizado em Leiria e muito perto de Alcobaça, o concelho de Porto de Mós é conhecido pela sua beleza natural.

As grutas de Mira de Aire são a maior referência local, mas há muito mais a descobrir. A Fórnea – em forma de anfiteatro, que permite observar fósseis de amonites e rosas albardeiras -, o Moinho de Alqueidão da Serra, o Miradouro Jurássico e o Castelo são algumas das nossas sugestões.

3 . Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez
Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez localiza-se no complexo montanhoso do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é, dos 10 destinos emergentes, o que fica mais a Norte.

Aproveite para passear nas margens do Vez e desfrutar da beleza da arquitetura da vila. Castelos, igrejas e pontes são apenas alguns monumentos que tem que incluir na sua lista.

O Santuário da Nossa Senhora da Peneda – um cenário arrebatador onde a natureza e a arquitetura se fundem – é paragem obrigatória.

2. Abrantes

Abrantes - Ella & Pitr
Abrantes – Ella & Pitr

Dinâmica e repleta de iniciativas, Abrantes é uma cidade com muito para oferecer.

Pode começar por apreciar a beleza arquitetónica do centro histórico e visitar o Castelo e o seu jardim. Não se esqueça também de passar por (pelo menos!) um dos miradouros e apreciar a fantástica vista sobre o Tejo ou, se preferir, sobre a albufeira de Castelo de Bode.

Abrantes é também um destino de arte e cultura e a oferta museológica é vasta. Sugerimos, entre outras, uma visita ao ParqueTEJO e ao Quartel – Galeria Municipal de Arte.

E para concluir a lista de destinos em ascensão em Portugal, nada melhor que o nosso concelho, que ainda recentemente conquistou, através de Dornes, mais um galardão, o prémio das 7 Maravilhas de Portugal: Aldeias Ribeirinhas.

1. Ferreira do Zêzere

Ferreira do Zêzere - Dornes
Ferreira do Zêzere – Dornes

Ferreira do Zêzere é, do conjunto de destinos emergentes, aquele em que a procura mais cresceu. E há várias razões que explicam este fenómeno.

A beleza dos seus vales e o encanto do Lago Azul tornaram a vila num ponto de referência do turismo nacional. As paisagens sobre a vila de Dornes e a albufeira de Castelo de Bode são vistas deslumbrantes que não pode perder.

Se procura experiências, para além das típicas visitas turísticas, é também possível fazer percursos pedestres, observação da natureza, passeios de barco, geocaching e wakeboard.

Sem dúvida, um dos destinos mais belos e surpreendentes do nosso país, repleto de verdadeiros tesouros naturais à espera de serem descobertos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Dr. Vicente apresentou o seu livro sobre saúde em Ferreira do Zêzere

Dr. Vicente apresentou o seu livro sobre saúde em Ferreira do Zêzere

Utilizou água da rede pública para combater o incêndio de 11 de agosto?

Utilizou água da rede pública para combater o incêndio de 11 de agosto?