Reunião do Conselho Consultivo dos Bombeiros de Ferreira do Zêzere

0
42
Reunião do Conselho Consultivo dos Bombeiros de Ferreira do Zêzere

Realizou-se na noite de ontem, dia 9 de agosto, o Conselho Consultivo convocado por Luís Vaz Pereira, Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária de Bombeiros de Ferreira do Zêzere, nas instalações da corporação ferreirense.

A reunião foi realizada “no seguimento das fatalidades ocorridas nesta Associação Humanitária no passado sábado, dia 4 de agosto, e com o intuito de se encontrar uma solução para os prejuízos dos equipamentos destruídos e análise da situação.”

Com sala cheia e muitas entidades representadas, todos os elementos presentes mostraram-se preocupados e disponíveis para colaborar na rápida recuperação da corporação ferreirense e para que tal aconteça, são necessários cerca de 242 mil euros para a aquisição e recuperação das viaturas afetadas.

Carlos Ideias, Presidente da Direção fez um balanço da situação atual, tendo apelado também à solidariedade dos ferreirenses.

vídeo gentilmente cedido por Região do Zêzere

Para além da conta solidária já existente na Caixa Geral de Depósitos, foram ainda sugeridos peditórios nas freguesias com apoio das Juntas e pedido de apoio a empresas do concelho.

Jacinto Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, afirmou que está disponível para apoiar a Associação e levará o assunto à próxima reunião do executivo para que se aprove alguma verba, assim como apresentará aos Presidentes do Médio Tejo, o problema do Veículo de Comando e Comunicações, que sendo único na Comunidade Intermunicipal, era utilizado por todos e que deverá agora ter a colaboração dos treze municípios.

Em relação ao Veículo de Combate a Incêndios, referiu, que em caso de necessidade, existirá a possibilidade de alugar um veículo a uma empresa da região, dedicada à preparação e transformação de veículos, nomeadamente para os bombeiros.

Jacinto Lopes anunciou, igualmente, que já existem alguns empresários dispostos a apoiar na reconstrução da estrutura e defende que, no próximo aniversário da corporação, em abril do próximo ano, se apresentem as novas viaturas.

Hugo Azevedo, Sérgio Morgado e Pedro Alberto, respetivamente Presidentes da União de Freguesias de Areias e Pias, Águas Belas e Ferreira do Zêzere, referiram que já apresentaram a situação aos seus executivos e já aprovaram verbas para esta causa, estando também disponíveis para percorrer as localidades com os Bombeiros para a cobrança de quotas e recolha de donativos.

vídeo gentilmente cedido por Região do Zêzere

Luís Lopes, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Leiria e Vice-Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, afirmou que é necessário um levantamento dos equipamentos e recursos para que a corporação de Ferreira do Zêzere mantenha o seu nível de resposta.

O representante da Liga dos Bombeiros presente neste Conselho Consultivo acredita que a Autoridade Nacional de Proteção Civil também deverá apoiar na aquisição de equipamento para o novo Veículo de Comando e Comunicações, que a corporação tantas disponibilizou para a região, assim como para o país, para utilização em situações em que sempre foi preciso, mesmo em detrimento do próprio concelho.

vídeo gentilmente cedido por Região do Zêzere

Manuel António, antigo Presidente da Direção e atual Presidente da Direção do CRIFZ, referiu toda a operação para conseguir o veículo de comunicações, em especial a oferta do Comendador Sérgio Melo e salientou a sua importância, assim como o Veículo Tanque de Grande Capacidade, que permite o transporte de água potável, sendo que a corporação ferreirense foi uma das primeiras a possuir um veículo de elevada capacidade.

vídeo gentilmente cedido por Região do Zêzere

O Padre Manuel Ramos, conhecido missionário e representante da Diocese de Coimbra, mostrou toda a sua solidariedade para com a corporação de Ferreira do Zêzere, referindo que ia efetuar um apelo junto da Diocese, de forma a ajudar a resolução dos prejuízos causados pelo incêndio.

O Comandante Pedro Carraço referiu que apesar do acontecimento, há capacidade de intervenção da corporação para qualquer ocorrência, assim como o apoio de corporações vizinhas.

Durante a reunião referiu que está a elaborar um relatório sobre o acontecimento, que será público e que completará as informações da Polícia Judiciária, que esteve presente nas instalações na passada segunda-feira.

Luís Vaz Pereira, Presidente da Assembleia da Associação, referiu à comunicação social a constituição do Conselho Consultivo, que além dos elementos já referidos, conta também com ex-Comandantes e ex-Presidentes da Associação, sendo que a reunião permitiu conhecer todas as medidas que já foram tomadas e que ainda venham a ser tomadas de forma a sanar a situação.

Espera ainda que esta situação permite uma alargamento ao restante parque de viaturas, para renovação de muitos veículos que contam já com mais de 20 e 30 anos ao serviço da população, apelando uma vez mais à compreensão e solidariedade de todos.

Crédito da foto e vídeos: Região do Zêzere

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here