Exames médicos prescritos por SMS

Tal como acontece com as receitas médicas, pode receber as prescrições por SMS

0 26

Em breve, pode sair de alguns consultórios médicos com a prescrição em papel ou um SMS que lhe vai permitir, depois, marcar os exames médicos nos laboratórios e clínicas que tenham aderido ao projeto Exames Sem Papel.

Numa primeira fase, a adesão é voluntária para as unidades privadas. Mais tarde, será obrigatório para todos, sendo que o objetivo é poupar tempo e recursos aos cidadãos e ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Henrique Martins, “se o médico conhece bem o doente e prefere que ele faça o exame antes da próxima consulta, pode, na sequência de uma conversa telefónica, por exemplo, enviar-lhe a prescrição por e-mail ou sms, como acontece com as receitas”. Quando for à próxima consulta, o utente leva o exame realizado, reduzindo assim o tempo do diagnóstico.

Outro potencial benefício da medida é uma maior partilha dos resultados entre os profissionais de saúde e a possibilidade de contribuir para uma diminuição do erro clínico. A desmaterialização e digitalização das informações de saúde dos utentes têm sido feitas aos poucos pelo SNS.

Desde o ano passado tem sido disponibilizada, gradualmente, a partilha de resultados dos exames médicos, que são enviados para o portal do profissional e para a área do cidadão do Portal do Serviço Nacional de Saúde.

O objetivo futuro é a total desmaterialização do circuito de prescrição, prestação e pagamento de um meio complementar de diagnóstico e terapêutica (MCDT), disponível em formato digital.

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos, o Centro Hospitalar do Porto e o Hospital de Santa Maria Maior (Barcelos) foram os pioneiros desta partilha que envolveu mais de 100 mil exames realizados.

Com a partilha de informação, os exames passam a estar disponíveis ao nível nacional. Se o cidadão mudar de residência ou tiver de recorrer ao SNS fora da sua zona de residência, é possível ter acesso à informação.

Os utentes devem estar registados na área do cidadão do Portal SNS onde os resultados dos exames médicos são partilhados.

Ao registar-se, sempre que fizer um exame numa unidade que tenha aderido ao projeto, recebe um e-mail a avisar quando o resultado estiver disponível online.

Quer receber as nossas notícias no seu email?
Assine para receber as últimas notícias publicadas na OvoTV
Pode cancelar os emails a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.