Exames médicos prescritos por SMS
in

Exames médicos prescritos por SMS

Tal como acontece com as receitas médicas, pode receber as prescrições por SMS

Em breve, pode sair de alguns consultórios médicos com a prescrição em papel ou um SMS que lhe vai permitir, depois, marcar os exames médicos nos laboratórios e clínicas que tenham aderido ao projeto Exames Sem Papel.

Numa primeira fase, a adesão é voluntária para as unidades privadas. Mais tarde, será obrigatório para todos, sendo que o objetivo é poupar tempo e recursos aos cidadãos e ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Henrique Martins, “se o médico conhece bem o doente e prefere que ele faça o exame antes da próxima consulta, pode, na sequência de uma conversa telefónica, por exemplo, enviar-lhe a prescrição por e-mail ou sms, como acontece com as receitas”. Quando for à próxima consulta, o utente leva o exame realizado, reduzindo assim o tempo do diagnóstico.

Outro potencial benefício da medida é uma maior partilha dos resultados entre os profissionais de saúde e a possibilidade de contribuir para uma diminuição do erro clínico. A desmaterialização e digitalização das informações de saúde dos utentes têm sido feitas aos poucos pelo SNS.

Desde o ano passado tem sido disponibilizada, gradualmente, a partilha de resultados dos exames médicos, que são enviados para o portal do profissional e para a área do cidadão do Portal do Serviço Nacional de Saúde.

O objetivo futuro é a total desmaterialização do circuito de prescrição, prestação e pagamento de um meio complementar de diagnóstico e terapêutica (MCDT), disponível em formato digital.

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos, o Centro Hospitalar do Porto e o Hospital de Santa Maria Maior (Barcelos) foram os pioneiros desta partilha que envolveu mais de 100 mil exames realizados.

Com a partilha de informação, os exames passam a estar disponíveis ao nível nacional. Se o cidadão mudar de residência ou tiver de recorrer ao SNS fora da sua zona de residência, é possível ter acesso à informação.

Os utentes devem estar registados na área do cidadão do Portal SNS onde os resultados dos exames médicos são partilhados.

Ao registar-se, sempre que fizer um exame numa unidade que tenha aderido ao projeto, recebe um e-mail a avisar quando o resultado estiver disponível online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ferreira do Zêzere recebe 16º Encontro Motard

Ferreira do Zêzere recebe 16º Encontro Motard

Nova lei das rendas protege reformados

Nova lei das rendas protege reformados