Larvas de Trichinella levam a alerta no consumo de javali
in

Larvas de Trichinella levam a alerta no consumo de javali

Trichinella faz parte da lista de doenças de declaração obrigatória nacional desde 1953

Na sequência da deteção de larvas de Trichinella spp. em javalis capturados em montarias nos concelhos da região de Trás-os-Montes, e face ao risco para a saúde humana decorrente do consumo de carne obtida de animais infetados com esta parasitose, a DGAV que impõe medidas sanitárias adicionais para o controlo do risco de transmissão de triquinelose e determina os concelhos de Trás-os-Montes como área de risco.

O edital publicado pela DGAV determina que os todos os animais abatidos em atos venatórios praticados na área destes concelhos, sejam submetidos a pesquisa de Trichinella previamente a qualquer tipo de consumo, quer para colocação no mercado, quer para consumo doméstico privado.

O mesmo edital impõe ainda o correto encaminhamento dos subprodutos dos animais caçados.

No entanto e fora de Trás-os-Montes, “ficam as entidades gestoras de caça também obrigadas a assegurar o encaminhamento das peças de caça para um estabelecimento de tratamento aprovado, para serem submetidas a inspeção sanitária quando são destinadas à colocação no mercado”.

Fora de ação dos veterinários ficam as peças para consumo familiar, por isso, é recomendado, como medida de precaução, que qualquer carne proveniente de javalis abatidos fora da área de risco que não tenham sido submetidos à pesquisa de Trichinella seja previamente sujeita a tratamento térmico por cozedura ou congelação nos termos indicados no Edital.

Informação Importante:

  • 44 890 € é valor máximo da multa por colocação no mercado ou cedência de peça de caça de javali que não tenha sido inspecionada, sendo que o montante mínimo é de 500 €.
  • A dor é o primeiro sintoma e segundo o bastonário da Ordem dos Veterinários, Jorge Cid, a triquinelose tem por primeiros sintomas dores, febres, inflamação da vista e diarreia.
  • Os caçadores contestam a exclusão de inspeção no consumo familiar fora de Trás-os- -Montes, situação igualmente criticada pela Federação Nacional de Caçadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

NERSANT apresenta incentivos às empresas de Ferreira do Zêzere

NERSANT apresenta incentivos às empresas de Ferreira do Zêzere

Sertã: Pedras caem para a EN238

Sertã: Pedras caem para a EN238