Novo equipamento de TAC instalado no Hospital de Tomar

Investimento ultrapassará os 200 mil euros

0 62

O equipamento de TAC – Tomografia Axial Computorizada está já instalado no Hospital de Tomar. Seguem-se, agora, as parametrizações do equipamento e a formação aos profissionais que vão operar diretamente este novo equipamento.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) prevê que este equipamento possa estar a funcionar e ao serviço dos cidadãos dentro de, aproximadamente, um mês.

A instalação deste equipamento no hospital nabantino decorre do esforço que o atual Conselho de Administração tem efetuado no sentido de por um lado valorizar a atividade clínica e por outro lado diversificar essa mesma atividade clínica nas três unidades do CHMT.

É neste âmbito que se compreende a instalação do TAC na Unidade hospitalar de Tomar, reforçando os serviços prestados aos cidadãos da região abrangida por todo o CHMT.

“Este equipamento constitui um salto qualitativo muito significativo para o CHMT”, sublinha o presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade Costa, para quem “este é um equipamento que já deveria estar em funcionamento no CHMT há muitos anos atrás”.

Carlos Andrade Costa considera “fundamental que o CHMT tenha meios próprios para a realização de exames de Tomografia Axial Computorizada, pois esta é a melhor forma de robustecer o Centro Hospitalar do Médio Tejo, dotando-o de mais e melhores equipamentos, mais modernos e inovadores e capazes de atrair jovens médicos”.

Previamente à entrada em funcionamento do TAC serão elaborados os protocolos técnicos para a realização destes exames que serão adotados pelos profissionais de radiologia, garantindo-se assim os melhores níveis de qualidade clinica.

Para o diretor do Serviço de Imagiologia, Isidoro Costa, “este novo equipamento é um reforço muito importante para o Serviço de Imagiologia, que será complementado em breve com um novo aparelho para a realização de exames de mamografia”.

O diretor do Serviço sublinha “a comodidade para os doentes que não terão de se deslocar para efetuar este exame e a motivação que representa para os recursos humanos internos”.

Isidoro Costa manifestou, ainda, “a mais-valia de ter mais uma modalidade de diagnóstico própria do Serviço, dependente apenas de nós” fazendo votos que “este novo TAC possa, igualmente, servir para atrair mais médicos radiologistas para o CHMT”.

O custo total da instalação do equipamento de TAC na Unidade Hospitalar de Tomar ultrapassará os 200 mil euros, tendo em conta que para além do equipamento foi necessário proceder à requalificação das infra-estruturas do espaço onde o TAC está instalado.

Quer receber as nossas notícias no seu email?
Assine para receber as últimas notícias publicadas na OvoTV
Pode cancelar os emails a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.